Secretaria de Agricultura de Linhares realizará encontros sobre a cultura do cacau

A Secretaria Municipal de Agricultura de Linhares realizará reuniões técnicas com produtores de cacau voltadas à condução da lavoura. O primeiro “Encontro sobre a Cultura do Cacau” acontecerá nesta quinta-feira (5/8), às 8 horas, no Sítio Santa Rosa, na propriedade de Vanderleia Pompermayer, localizada no distrito de São Rafael. O uso da máscara é indispensável.

O público-alvo são os produtores que tiveram suas mudas distribuídas via Programa de Revitalização das Áreas Produtoras de Cacau de Linhares, da Secretaria Municipal de Agricultura, no modelo de subvenção, porém está aberto aos demais cacauicultores interessados em participar.

O encontro será conduzido pelo técnico da Secretaria Municipal de Agricultura, Leonardo Rodrigues, que abordará sobre os tratos culturais, condução e formação da lavoura, com foco na poda do fruto.

O secretário Municipal de Agricultura de Linhares, Franco Fiorot, comentou que o próximo encontro acontecerá no dia 12 de agosto, às 8 horas, no Sítio São Rafael, de propriedade do Maninho do Cartório, em São Rafael.

“O cacau produzido em Linhares representa hoje 85% da produção de todo o estado do Espírito Santo. Com nossas ações, a exemplo dos encontros e visitas técnicas, a distribuição de mudas, do concurso da qualidade do cacau, por exemplo, buscamos fomentar a revitalização da lavoura cacaueira no nosso município e potencializar a cadeia produtiva”, explicou Fiorot.

Distribuição de mudas

O município distribuiu em dois editais 60 mil mudas enxertadas em sacolas e em tubetes, das variedades PS 1319 e CCN 51, que tiveram seus valores repassados subsidiados, bem abaixo do mercado, que foi direto para o Fundo de Apoio à Cacauicultura de Linhares para investimentos no setor.

Em média 64 produtores foram atendidos e têm recebido assistência técnica e gerencial do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e dos técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura.

Concurso Cacau

Outro projeto de incentivo ao setor cacaueiro, que inclusive terá seus vencedores conhecidos no dia 19 de agosto, é o Concurso da Qualidade de Amêndoas de Cacau Capixaba, que está na sua 5ª edição. São duas categorias que concorrem: a “Categoria Linhares” e de outras cidades na “Categoria Demais municípios do Espírito Santo”.

Além disso, terá o concurso conta, ainda, com o “Destaque Estadual” e o título será concedido ao produtor que obtiver o maior número de pontos positivos da prova de degustação entre os classificados das duas categorias.