Prefeito de Linhares recebe presidente do conselho de Arquitetura do Espírito Santo

O prefeito Guerino Zanon recebeu nesta terça-feira (3/8) em Linhares o arquiteto e presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), Heliomar Venâncio, e arquitetos do município, para uma reunião institucional sobre a proposta de elaboração de um convênio, uma parceria entre CAU, Prefeitura de Linhares e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES), referente à fiscalização e aprovação de projetos simplificados na cidade.

Dentre os assuntos abordados estão a fiscalização de obras, aprovação de projetos e trâmites dentro da prefeitura, regularização de edificações, avanços no Plano Diretor Municipal (PDM), regularização fundiária e digitalização de projetos, por exemplo.

O presidente da CAU explicou que o conselho tem dialogado com todas as prefeituras do Espírito Santo sobre a implantação do convênio, destacando que no Brasil em torno de 80% a 85% das construções não apresentam projetos e que de 12% a 16% têm projetos desenvolvidos por um profissional e que se consegue de fato fiscalizar.

Destacou, também, sobre o desenvolvimento que está acontecendo em Linhares e a necessidade de criar estratégias para intensificar essa fiscalização, por parte do Crea, Cau e Município, para que as obras tenham mais qualidade e segurança.

“A gente olha para Linhares, que é a menina dos olhos do estado hoje, vê a quantidade de empresas vindo, da geração de emprego, mas, quando chega todo esse desenvolvimento vem problemas de habitação e expansão da malha urbana, e tudo tem que estar bem organizado para que a Linhares do futuro não tenha os problemas que vemos na Grande Vitória. É importante planejar agora para que as gerações futuras desfrutem de uma cidade cada vez melhor”, disse.

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, pontuou que o propósito do município é trabalhar com a premissa da desburocratização para dar mais eficácia e celeridade aos projetos. “A nossa proposta nos últimos anos é melhorar o que é possível e inovar e, esse convênio, que será construído de forma conjunta, vai permitir que arquitetos e urbanistas tenham amplo entendimento quanto aos procedimentos necessários da política de aprovação e licenciamento de obras, sendo um facilitador tanto para o profissional quanto para o sistema de análise dentro do órgão”, destacou o prefeito.

O encontro contou com a presença do vice-prefeito de Linhares, Bruno Marianelli; da Procuradora Geral do Município de Linhares, Nádia Lorenzoni; do secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, João Cleber Bianchi; do Diretor do Departamento de Aprovação de Projetos, Fiscalização e Habite-se, da Prefeitura de Linhares, Adriano Giacomin Grazziotti; arquiteta analista da Prefeitura de Linhares e presidente da Associação Rio Doce de Arquitetura (Arda), Maria Regina Fregona; arquitetas e membros da Arda, Luciana Adami e Camylle Zanetti; membro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano, Rodrigo Damiani; da arquiteta Maria de Fátima Coelho.