Mais de 150 pessoas são atendidas durante ação de prevenção do Naps contra as Hepatites Virais

Mais de 150 pessoas foram atendidas na ação de prevenção contra as Hepatites Virais promovida pelo Núcleo de Atenção e Promoção da Saúde da Prefeitura de Linhares (NAPS), nesta quarta-feira (28). A ação realizada precisamente no Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais teve a proposta de conscientizar a população sobre a importância de diagnosticar as doenças precocemente. O Naps é um órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde.

A ação teve a proposta de conscientizar a população sobre a importância de diagnosticar as doenças precocemente. Fotos: Felipe Tozatto.

Quem passava pelo ônibus da saúde, em frente ao Mercado Municipal, no Centro, teve a oportunidade de realizar testes rápidos para a detecção de ISTs (HIV, Sífilis, Hepatites B e C); aferir pressão arterial e verificar a glicemia capilar.

Além disso, durante a ação houve distribuição de insumos (preservativos masculino, feminino e gel lubrificante), kits e panfletos educativos, e orientação sobre a temática com a médica gastroenterologista Dra. Thais Carminati Scarton.

O barbeiro Lucas Marsagla, de 26 anos, aprovou a ação. “Trabalho na área da barbearia e tenho muito contato com clientes e lâminas cortantes, por exemplo. Com isso, estou sempre correndo o risco de contrair alguma doença infecciosa. Pensando nisso e na prevenção da minha saúde, procurei os serviços da ação para ver se está tudo certo comigo”, disse o morador do bairro Shell.

Quem também aproveitou a oportunidade para colocar os exames em dia foi seu Evaldo Chaves, de 70 anos. “A gente tem que aproveitar essas oportunidades para cuidar da saúde, principalmente quando são gratuitas. Ainda bem que deu tudo certo”, contou.

A diretora do Naps, Kessy Bonicenha Brunetti, alerta sobre o crescimento da doença no município. De acordo com ela, em 2020, Linhares registrou 21 novos casos de hepatites, sendo 11 de hepatite B e 10 de hepatite C. Já de janeiro a julho deste ano, foram diagnosticados 25 novos casos, sendo 15 casos de Hepatite B e 10 casos de Hepatite C, ou seja, 4 casos a mais do que durante todo o ano de 2020. 

“Nós queremos chamar a atenção da população diante aos números alarmantes de aumento de casos dessas doenças em nosso município. Nosso objetivo é reforçar sobre a importância do diagnóstico precoce e a prevenção contra a doença, destacou a diretora.

Sintomas

São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas, quando esses aparecem, podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Prevenção

O uso de preservativos nas relações sexuais, a exigência de materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagem e piercings; o não compartilhamento de instrumentos de manicure e pedicure; não compartilhamento de lâminas de barbear ou depilar de outras pessoas e o não compartilhamento de agulhas, seringas e equipamentos para drogas inaladas constituem-se nas principais medidas de controle das hepatites virais.

Exames

As unidades de saúde estão aptas a oferecer exames para a detecção e diagnóstico das IST’s, como sífilis, HIV (que é o vírus da Aids) e hepatites B e C, com a orientação necessária para a prevenção, bem como realizando o  encaminhamento para os serviços de referência quando necessário.

Em Linhares, a referência para os casos de hepatites virais é o Naps, que funciona no bairro Colina, no antigo Hospital Talma Drummond Pestana, de 7 às 17 horas, de segunda a sexta.