Covid-19: 2,5 mil moradores de Linhares ainda não compareceram para tomar a 2ª dose da vacina

A segunda dose dos imunizantes Astrazeneca e Coronavac está disponível em todas as unidades de saúde do Município, com aplicação entre segunda sexta-feira, de acordo com o funcionamento da sala de vacinação das unidades. Fotos: Secom/Felipe Tozatto.

A frase: ‘vacina boa, é vacina no braço’ parece não fazer muito sentido para 2,5 mil linharenses que ainda não retornaram às unidades de saúde do Município para tomar a segunda dose do imunizante contra a Covid-19 e assim completarem o esquema vacinal contra a doença.

O alerta é da Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que iniciou um processo de busca ativa para identificar estas 2,5 mil pessoas que precisam tomar a segunda dose dos imunizantes CoronaVac e AstraZeneca.

A aplicação está disponível em todas as unidades de saúde de Linhares, de segunda à sexta-feira para quem precisa fechar o ciclo com a segunda dose da CoronaVac, e para quem já tomou a primeira dose da AstraZeneca no intervalo de 70 dias.

Caso os cidadãos não busquem essa segunda dose, as vacinas serão direcionadas para aplicação da primeira dose em outros grupos prioritários determinados pelo Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.

“Pedimos às pessoas que busquem um dos nossos postos de vacinação e completem o esquema vacinal. É de extrema importância a aplicação da segunda dose para que a imunização seja efetiva. Infelizmente, muitas pessoas querem escolher a vacina e evitam a segunda dose dos imunizantes disponíveis, no caso CoronaVac e AstraZeneca – o que causa grande risco ao cidadão, pois somente a primeira dose não garante a imunização. Por isso é preciso o envolvimento de toda população”, diz o secretário de Saúde, Saulo Meirelles.

No momento, continua suspensa a aplicação da primeira dose para a população em geral acima dos 32 anos na sede do Município até a chegada de novas doses. No interior continua a vacinação para os moradores acima de 30 anos. Para ser imunizado, é necessário apresentar o cartão do SUS ou CPF. Não é preciso chegar cedo aos locais de vacinação.

Até o momento, Linhares já vacinou 96.760 pessoas, sendo 68.337 com a primeira dose e outras 28.423 pessoas com a segunda dose e dose única.