Guarda Civil fecha balanço do primeiro semestre com mais de 570 ações

A Guarda Civil Municipal (GCM) – órgão vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social – fechou o balanço do primeiro semestre de 2021. Ao todo, a guarnição da Divisão de Patrulhamento Comunitário, composta por 45 agentes, executou 572 ações, que vão desde atendimento a ocorrências a apoio em operações policiais e de trânsito.

Entre os meses de janeiro a junho deste ano, a Guarda Civil cumpriu nove mandados, nove mandados em aberto; apreendeu 110 armas brancas e outros; autuou 18 pessoas por tráfico de entorpecentes; participou de 30 ações de operações conjuntas e de 12 blitze da Operação Silêncio; autuou um indivíduo por assédio sexual, dois por tentativa de homicídio e 18 por violência doméstica.

Também foram apreendidas 110 armas brancas e outros; realizadas 320 abordagens para averiguação; autuadas 41 pessoas por crimes de furto/roubo e duas pessoas por porte ilegal de arma de fogo.

Nesse período, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública, foi registrado aumento significativo nos índices de roubo e furto, em razão do trânsito de indivíduos de outras localidades no município.

“No entanto, estamos trabalhando de forma contínua com o intuito de reduzir o número de roubos e furtos aos munícipes e a estabelecimentos comerciais, por meio do patrulhamento ostensivo e preventivo; além de crimes contra o patrimônio e violência doméstica”, diz o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Coronel Jones Mattos.

Conforme o secretário, o desempenho da GCM conta com um apoio primordial: a colaboração da sociedade. “A sociedade tem colaborado com o trabalho da nossa Guarda por meio de denúncias, que são um importante mecanismo para elucidação de crimes e cumprimento da ordem. Também parabenizamos nossos agentes que desempenham suas funções incansavelmente, alcançando este resultado satisfatório”, destaca o secretário Coronel Jones Mattos.

Trabalho da GCM

A Guarda Civil Municipal, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, é responsável por rondas e patrulhamento ostensivo na sede e no interior, junto às forças de segurança do Município.

Os cidadãos podem fazer contato diretamente com a GCM, para denúncias e demais informações, através do telefone 153.