Mais de 80 animais são esterilizados por meio do programa de castração gratuita; inscrições continuam abertas

Nos meses de maio e junho foram castrados 83 animais, entre cães e gatos, por meio do programa de castração gratuita promovido pela Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam). Nesta primeira etapa serão castrados 300 animais, sendo 150 animais machos e 150 fêmeas.

A Secretaria de Meio Ambiente informa que a clínica responsável pelo procedimento cirúrgico, dentro de sua capacidade e segurança, está convocando os tutores para comparecerem à clínica para a realização de exames nos animais. Caso nenhum problema seja detectado no animal, é realizada a castração.

Pré-cadastro continua

A Semam pede que os tutores fiquem atentos ao andamento do pré-cadastro no sistema (Sislam) para saber se o animal se adéqua ou não aos requisitos para concessão da cirurgia. Em muitos casos, há ausência de documentação e informações corretas, porém, os tutores ainda têm a chance de enviá-las para a finalização do processo.

As inscrições de pré-cadastro para esterilização gratuita de cães e gatos continuam abertas no endereço eletrônico: https://linhares.es.gov.br/departamento-de-bem-estar-animal/, onde os cidadãos também devem acompanhar a solicitação.

“Pedimos aos requerentes para que acompanhem o sistema a fim de saberem a situação do seu animal, pois há muitos pré-cadastros reabertos, faltando documentação ou sem o preenchimento adequado por parte do tutor. Estar com o pré-cadastro preenchido corretamente é requisito primordial para as próximas fases da seleção do animal”, informa a assessora técnica na Semam, Renata Rangel Rosa.

Requisitos para castração gratuita

Antes de realizar o pré-cadastro, o responsável pelo animal deve estar ciente das seguintes informações:

– O tutor/responsável deve residir no município de Linhares;

– Os animais devem ter idade mínima de 5 (cinco) meses e máxima de 7 (sete) anos;

– Possuir carteira de vacinação e estar com a vacina antirrábica e a vermifugação em dia (nos últimos 12 meses);

– Isentos de pulgas e carrapatos;

– Estejam em condição física aparentemente satisfatória;

– A responsabilidade no transporte do animal – do local de moradia até a clínica – é do tutor/responsável, seja para a realização de exames, procedimento cirúrgico e remoção de pontos.