Agentes de Trânsito e da Guarda Civil recuperam veículo com restrição de roubo durante Operação Silêncio no bairro Planalto

Na última sexta-feira (18), a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Linhares, por meio do Departamento de Trânsito (Detro) e da Guarda Civil (GCM), com o apoio da Polícia Militar, realizou mais uma ação conjunta para fiscalizar o uso irregular de escapamento em veículos automotores e demais infrações de trânsito.

Durante a “Operação Silêncio”, realizada no bairro Planalto, os agentes de Trânsito e da Guarda Civil recuperaram uma motocicleta CG Titan com restrição de roubo datada de 20 de janeiro de 2020. Os agentes também removeram ao pátio credenciado do Detran no município um veículo Celta com licenciamento vencido; uma motoneta Biz, cujo condutor não possuía CNH; e mais duas motocicletas por utilizarem descarga livre (kadron), mau estado de conservação e não licenciadas.

Motocicleta com restrição de roubo foi recuperada durante a Operação Silêncio. Foto: Secom/PML.

“A operação está sendo um sucesso e estamos recebendo muitos elogios da sociedade. Daremos continuidade, pois a população não suporta mais esses veículos com abusos que perturbam o sossego das pessoas de bem”, destaca o diretor do Detro, Douglas Simplício.

Veículos removidos ao pátio credenciado do Detran no município. Foto: Secom/PML.

Ainda, conforme o diretor, os veículos com irregularidades do tipo “descarga livre” – conhecidas por kadron, que emitem sons acima do permitido pela legislação – serão abordados a qualquer momento, não somente durante as blitze da Operação Silêncio.

Penalidade grave

De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança, apesar de ser considerada infração grave, conforme o artigo 230, inciso VII do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o uso do acessório kadron tem se tornado comum entre os motociclistas de Linhares.

A prática, além de promover a perturbação do sossego público, é nociva à saúde da população, pois pode causar alterações na estrutura interna do aparelho auditivo por emitir barulho excessivo, bem como lançar maior volume de gás carbônico na atmosfera.

A penalidade por escapamento barulhento é de multa de natureza grave, no valor de R$ 195,23, cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e retenção do veículo até que o proprietário faça a regularização do equipamento.