Chapadão das Palminhas: Prefeitura inicia construção da maior escola do interior de Linhares

As comunidades do interior de Linhares têm passado por grandes transformações nos últimos anos, especialmente nos âmbitos de infraestrutura e mobilidade. No entanto, no campo da educação, a realidade da comunidade de Chapadão das Palminhas, distrito de São Rafael, dará um grande salto.

Na última semana foi iniciado o projeto da nova EMPEIPEF Boa Esperança, cujas obras ampliarão o espaço para 1,4 mil metros quadrados – o que torna a escola a maior unidade de ensino da zona rural do município.

A EMPEIPEF Boa Esperança atende a 91 alunos nos turnos matutino e vespertino, sendo 63 do 1º ao 5º ano, e 28 alunos na Educação Infantil. Contudo, após a conclusão do projeto, a unidade de ensino terá capacidade para atender a 250 alunos do Ensino Fundamental, nos dois turnos, e a 120 alunos da Educação Infantil, nos turnos matutino e vespertino.

Início das obras da nova escola de Chapadão das Palminhas. Foto: Felipe Reis/PML.

Para a execução do projeto, e não comprometer o calendário escolar, os alunos foram realocados provisoriamente no pátio da Comunidade Nossa Senhora Aparecida, que foi equipada para atender a comunidade escolar.

“Estamos felizes com essa nova obra. Em breve, vamos festejar a entrega deste grande projeto junto à comunidade, que depositou na gestão a esperança de ver os alunos da região estudarem em uma escola nova. A nossa luta por uma educação de qualidade é contínua, e esperamos proporcionar às comunidades rurais maior acesso aos serviços prestados pelo Município”, diz o prefeito de Linhares, Bruno Marianelli.

Maior escola do interior

De acordo com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semob), a nova unidade terá 5 salas climatizadas para Ensino Fundamental, 3 salas climatizadas para Educação Infantil, sala de recurso, biblioteca, salas administrativas, brinquedoteca, cozinha e despensa, refeitório, banheiros, pátio coberto e descoberto, bicicletário, playground e paisagismo.

“A nossa meta é transformar todas as escolas em locais para onde as crianças gostem de ir e permanecer. O Município tem avançado muito na construção de excelentes espaços físicos, com padrão de qualidade compatível com os avanços pedagógicos que estão sendo implementados. Além disso, investe na ampliação e reforma daquelas que não mais atendem às demandas inovadoras da educação que se pretende para todas as crianças e jovens da rede pública municipal. Agora, inova mais uma vez com essa escola que será a maior escola do campo e referência na região”, destaca a secretária municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli.

Para a obra são investidos R$ 6.185.466,94 (seis milhões, cento e oitenta e cinco mil, quatrocentos e sessenta e seis reais e noventa e quatro centavos) com recursos próprios da Prefeitura de Linhares.