Segurança: Patrulha Rural aumenta repressão a crimes nas regiões produtoras de café de Linhares

Nesta semana, a Patrulha Rural percorrer diversas propriedades rurais dos distritos de Rio Quartel, Farias e São Rafael.

Para combater a criminalidade na zona rural do Municipal, principalmente durante ao período da colheira do café, a secretaria municipal de Segurança Pública e Defesa Social reforçou seus serviços com a ampliação da Patrulha Rural nas principais zonas produtoras do grão em Linhares. Em algumas regiões, a ação conta com o apoio da Polícia Militar.

Patrulhando diariamente fazendas e chácaras, os agentes da Guarda Civil Municipal têm conseguido aumentar as prisões de criminosos que praticam crimes ambientais e patrimoniais, como roubos de sacas de café, gado, produtos agrícolas e tratores. Nesta semana, a Patrulha Rural percorrer diversas propriedades rurais dos distritos de Rio Quartel, Farias e São Rafael.

O secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Linhares, Coronel Jones da Silva Mattos, disse que será criado um canal de comunicação direto entre os produtores rurais e a Patrulha Rural para o desenvolvimento do planejamento estratégico. Ele pontua que além de Rio Quartel e São Rafael, outras regiões produtoras como Farias e Gauxe também serão contempladas com o patrulhamento.

“São os produtores rurais que vivenciam esses problemas no campo e são eles que vão nos dizer os tipos de crime que mais perturbam, onde devemos intensificar as rondas, os horários e com base nisso vamos intensificar o trabalho da patrulha rural em todas as regiões produtoras de café”, revelou.

Na avaliação do secretário de Segurança o trabalho integrado no sistema de segurança pública tem feito a diferença. “A metodologia de trabalho, os investimentos e a dedicação dos nossos agentes da Guarda Municipal tem trazido bons resultados. A parceria com a sociedade e a confiança do cidadão são fundamentais para as as forças policiais que atuam no Município”. 

Além de patrulhar, os policiais realizam o cadastramento de proprietários das fazendas. São anotados dados como nomes dos donos e funcionários e telefones de contato. Os produtores podem acionar o serviço por meio do telefone 153.