Escola do Canivete inicia projeto para despertar a importância da preservação ambiental

O Ceim Olga Bortot Molina, no Canivete, em parceria com a Reserva Natural Vale darão início ao projeto institucional “Bichos de perto, bichos de longe, onde habitam?”. Nessa primeira etapa, que acontece nesta sexta-feira (18/6) e segunda-feira (21/06), haverá uma exposição de animais nativos feitos em fibra que são chamados de “Coleção Vidas da Mata Atlântica”.


Exposição de animais nativos feitos em fibra, chamados de “Coleção Vidas da Mata Atlântica”. Foto: Jackeceli Falqueto.

A diretora da escola, Eliana Wagner Moreira, explicou que serão expostos animais como onça-pintada, jiboia, tatu-canastra e tamanduá-mirim. Por meio da exposição e exibição de vídeos educativos e de animais silvestres, a equipe de Educação Ambiental da Reserva Natural Vale, vai abordar assuntos como alimentação, características  dos animais e onde eles vivem.

“Nesse projeto vamos trabalhar o meio ambiente possibilitando que as crianças conheçam sobre os animais que estão cada vez mais longe do homem, por estarem ameaçados de extinção. O foco é despertar o desejo de preservação das espécies, o cuidado com o meio ambiente e entender a importância dos animais para a continuação da floresta”, explicou a diretora.

O projeto será dividido em três etapas. A segunda corresponde a doação de mudas, sendo a maior parte delas plantas frutíferas, que serão distribuídas aos alunos para que se faça o plantio e cultivo em casa, com a família. Nesse momento, as crianças vão conhecer sobre os tipos de plantas e os benefícios que trazem além da sombra e do fruto.

A terceira e última etapa do projeto, que se estenderá até dezembro, consiste na construção de uma horta na escola com orientação da Reserva Natural Vale, utilizando materiais reutilizáveis. A proposta da horta é trabalhar quais plantas são comestíveis e a importância de cada uma na alimentação.

A secretária Municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, pontuou a importante de desenvolver projetos como este nas escolas. “Esses projetos são importantes para despertar na criança a consciência sobre a preservação ambiental e a necessidade de manter o cuidado como uma cultura. Que essa questão se estenda até às famílias e seja incorporada pela criança como algo de valor pra vida futura”, destacou a secretária.

O projeto “Bichos de perto, bichos de longe, onde habitam?” envolverá todos os alunos, incluindo os que estão estudando de casa, de forma remota, que terão acesso a vídeos, histórias e jogos com animais.