Equipes de limpeza removem grande quantidade de lixo em rede de drenagem no bairro Fonte Grande

Apesar de todos os recursos e serviços que a Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semob), disponibiliza para manter a cidade limpa, ainda há pontos críticos que merecem atenção, inclusive da população.

Nesta quarta-feira (16), as equipes de trabalho removeram grande quantidade de lixo e resíduos acondicionados em uma caixa da rede pluvial, entre os bairros Movelar e Fonte Grande. A obstrução desse dispositivo pode gerar transtornos aos moradores, principalmente relacionados aos alagamentos.

Material removido da rede de drenagem pluvial, localizada entre os bairros Movelar e Fonte Grande. Foto: Secom.

“Vias limpas são sinônimos de ambientes livres de doença e poluição. Infelizmente, muitas pessoas ainda não têm noção que os alagamentos na cidade começam, na verdade, na esquina de sua casa. Uma simples guimba de cigarro ou pedaço de papel, por exemplo, entope as bocas de lobo e impede o escoamento da água da chuva, causando transbordo e inundação”, explica o secretário de Obras e Serviços Urbanos, João Cleber Bianchi.

Por isso, o Município recomenda aos cidadãos que descartem o lixo doméstico ou comercial somente no dia e horário determinados para a passagem do caminhão coletor em cada bairro, evitando depositá-lo sobre as calçadas e fora das sacolas. Ressalta-se que a coleta de resíduos sólidos domiciliares acontece de segunda a sábado, nos bairros da sede; e em dias alternados, nos distritos.

Os resíduos também podem ser depositados em um dos 200 contentores de lixo, instalados em ruas e avenidas da sede e do interior do município; além das papeleiras instaladas na região central e nos balneários para o descarte apropriado do lixo produzido na rua.

Coleta de entulho

A coleta de inertes (entulho) acontece regularmente duas vezes ao mês conforme cronograma divulgado à população. A orientação é que os moradores depositem o entulho somente no dia anterior à data programada para a coleta, acondicionado de forma e local adequados, evitando calçadas e ciclovias, a fim de que não haja acúmulo de material e formação de pontos viciados. Frisa-se que os resíduos sólidos, provenientes da construção civil, são de responsabilidade do proprietário da obra.

Outro cuidado é com a limpeza de lotes e quintais. Os resíduos retirados durante esta limpeza também devem ser acondicionados de forma correta, preferencialmente em sacolas plásticas, como forma de contribuir com o trabalho dos coletores, e, principalmente, com a limpeza da cidade.