Prefeitura de Linhares empossa 154 profissionais de Educação aprovados em concurso público

Chegou o momento mais aguardado para 154 profissionais da área da Educação, aprovados no Concurso Público Edital Nº 001/2019: o dia de tomar posse na Prefeitura de Linhares. A posse dos concursados vem acontecendo durante esta terça-feira (15/6), na Secretaria Municipal de Educação. Para evitar aglomeração, os profissionais foram divididos em quatro grupos, em horários distintos, para assinatura do termo de posse.

No turno matutino foram empossados 95 PEBI (professores da Educação Infantil e Fundamental Anos Iniciais) e 23 PEB II (Professores de áreas específicas, ou seja, Anos Finais). À tarde será a vez dos 15 Técnicos Pedagógicos e dos 21 Monitores de Educação Infantil. A escolha foi realizada por ordem de classificação no concurso.

Thaís dos Santos Souza, moradora do bairro Aviso, não escondia a felicidade de ser a primeira colocada no concurso de Professor de Educação Básica. “Estou muito feliz e grata a Deus. Só ontem que foi cair a ficha de algo que eu buscava desde que entrei no curso de Pedagogia, que é ser efetiva. Ser efetivo para mim representa a minha casa, é onde vou morar, então preciso ter responsabilidade com cada ação e isso me traz uma alegria muito grande. A educação para mim significa avanço e prosperidade. Representa o futuro e é a base para um mundo melhor”, disse a professora que leciona desde 2018. 

Edileia Gonzaga de Freitas Oliveira, da localidade de Patrimônio Humaitá, também tomou posse como professora. Foto: Felipe Tozatto/PML.

No mesmo dia em que tomaram posse os profissionais foram informados do dia da escolha da unidade de ensino que deverão trabalhar. Eles iniciam as atividades um dia após a escolha de vaga.

Edileia Gonzaga de Freitas Oliveira, da localidade de Patrimônio Humaitá, foi a primeira professora a assinar o termo de posse. “Sou DT há muito tempo e nunca sabia se no próximo ano teria emprego, então esse momento para mim é de muita expectativa e esperança. Leciono há 5 anos e estou muito feliz. Agora é pensar com muita cautela o local onde escolher para trabalhar, porque é lá que vou permanecer nos próximos anos”, comentou.

A secretária Municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, esteve presente na posse dos professores da Educação Infantil e Fundamental Anos Iniciais e disse estar honrada em participar de um momento tão importante na vida dos servidores que estão entrando na rede municipal.

Thaís dos Santos Souza, moradora do bairro Aviso, foi a primeira colocada no concurso para Professor de Educação Básica. Foto: Felipe Tozatto/PML.

“Parabenizo a conquista de se tornarem professores efetivos da rede. Ser efetivo, significa ser permanente, mas antes disso antecedem duas palavras: eficiência, por ter realizado a prova, e eficácia por ter conquistado a vaga, mas, para manter resultados é preciso estar em movimento, porque é o movimento que gera equilíbrio. O aluno é protagonista da aprendizagem dele, mas precisam de profissionais que estejam aptos a oferecer as ferramentas necessárias para acelerar o processo de aprendizagem e contribuir no desenvolvimento desse protagonismo, que só é possível com amor e motivação”, disse a secretária.

O edital de Concurso Público nº001/2019/PML/ES é de 18 de dezembro de 2019, para provimento de vagas e formação de cadastro de reserva para cargos do quadro permanente de servidores da Administração Direta, no âmbito do Poder Executivo Municipal, mediante as condições especiais estabelecidas neste Edital e seus Anexos.