Naps vai promover ação de conscientização de combate ao fumo na próxima segunda-feira (31)

Em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco, celebrado na próxima segunda-feira, dia 31 de maio, o Programa Municipal de Controle de Tabagismo, do Núcleo de Atenção às Políticas de Saúde, Naps, da Secretaria Municipal de Saúde, realizará uma ação educativa em combate ao fumo. Com o tema “Comprometa- se a parar de fumar durante a pandemia da Covid-19”, a ação será realizada nas dependências do Naps, a partir das 9 horas.

De acordo com os dados do programa de Tabagismo, houve um crescimento de 30% no número de atendimentos na pandemia. Atualmente, o programa atende em média 90 pacientes por mês.

A diretora do Naps, Kessy Bonicenha Brunetti, informa que durante a ação haverá panfletagem e orientações sobre a temática. “Considerando que o tabagismo constitui-se em um fator de risco para o agravamento da Covid-19 devido a um possível comprometimento da capacidade pulmonar, é de extrema importância promover esta ação de conscientização para a população, principalmente neste momento que o país registra mais de 450 mil mortes por este vírus. Além disso, queremos alertar a sociedade sobre os demais problemas que o tabaco causa para a saúde, estimulando assim o acesso aos serviços de cessação, bem como defender políticas que fomentem a cessação do tabagismo” destacou. 

Programa Municipal de Controle de Tabagismo

O Naps realiza constantemente trabalho de acompanhamento para quem deseja parar de fumar e o primeiro passo para participar do programa é ter o desejo de abandonar o cigarro.

Por meio da iniciativa são ofertados atendimentos individuais multidisciplinares, bem como atendimento em grupo de forma online aos usuários assistidos no programa.