Solicitação para poda e corte de árvore deverá ser realizada de forma on-line

A partir desta quinta-feira (13), as solicitações de corte e poda de árvores não serão mais realizadas presencialmente, por meio de preenchimento de formulário, na sede da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais (Semam). Os serviços devem ser requeridos no site: linhares.sislam.com.br.

“No espaço já são solicitados o licenciamento ambiental e as anuências. Nesse momento de pandemia, em que devemos evitar a aglomeração, o novo processo de requerimento vai facilitar a vida do cidadão, que não precisará se deslocar até a nossa secretaria”, diz a bióloga da Semam, Juliana Guasti.

Conforme a Semam, o serviço de poda e corte de árvores é destinado às espécies condenadas, que apresentam alto risco de acidentes a ciclistas, motoristas e pedestres, e cujo excesso de galhos pode ocasionar curtos-circuitos junto à rede elétrica.

“Após diagnóstico da nossa equipe técnica, realizamos o serviço que é fundamental para evitar riscos de queda de galhos, problemas na rede elétrica, além de melhorar a iluminação e visualização dos espaços públicos”, completa a bióloga Juliana Guasti.

Passo a passo

No site linhares.sislam.com.br, o requerente deverá realizar o cadastro, clicar no campo “Novas Solicitações”, escolher a opção “Corte e Poda de Árvores” e seguir o passo a passo. A autorização para execução do serviço será disponibilizada on-line, após vistoria do técnico responsável.