Gripe: Linhares já vacinou mais de 7 mil pessoas e imunização continua nas unidades de saúde

É importante destacar a necessidade do intervalo de 14 dias de aplicação entre as vacinas anticovid e contra a gripe, conforme orientação do Ministério da Saúde

A vacinação ocorre de segunda a sexta-feira em 32 salas de vacinação, da sede e do interior, de acordo com a rotina de imunização de cada unidade de saúde. Fotos: Secom/Felipe Tozatto.

A Campanha de Vacinação contra a gripe continua em Linhares. Até o momento, 7.039 pessoas já foram imunizados e o objetivo do Município é vacinar 76 mil pessoas e atingir 90% dos grupos prioritários, meta preconizada pelo Ministério da Saúde.

A vacinação ocorre de segunda a sexta-feira em 32 salas de vacinação, da sede e do interior, de acordo com a rotina de imunização de cada unidade de saúde (as unidades mantém uma rotina e os horários de funcionamento das salas de vacinação podem variar de uma unidade para a outra).

Nesta terceira fase da vacinação, Linhares imuniza idosos com 60 anos acima e dos professores das escolas públicas e privadas. Mas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas, além dos trabalhadores da saúde que ainda não receberam a dose da vacina devem se dirigir até a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles, a vacina contra a influenza não protege contra o coronavírus, porém auxilia os profissionais de saúde na exclusão de diagnóstico da gripe, já que os sintomas das duas doenças são semelhantes. Além disso, a imunização contra a gripe ajuda a diminuir a procura por serviços de saúde, permitindo melhor atendimento às pessoas.

“Destacamos a importância da vacina da gripe, além de prevenir o surgimento de complicações, internações e óbitos decorrentes da própria infecção, reduzirá os sintomas que podem ser confundidos com a Covid-19; com mais pessoas vacinadas contra a gripe o diagnóstico médico para outras doenças respiratórias será facilitado”, explicou o secretário.

É importante destacar a necessidade do intervalo de 14 dias de aplicação entre as vacinas anticovid e contra a gripe, conforme orientação do Ministério da Saúde.