Mais de 180 ocorrências foram registradas pelas câmeras de videomonitoramento no 1º trimestre deste ano

Distribuídas em diversos pontos estratégicos da cidade, as 63 câmeras de videomonitoramento da Prefeitura funcionam 24 horas por dia e vem sendo uma ferramenta de extrema importância para contribuir com a prevenção e resolução de crimes em Linhares. De janeiro a março deste ano, os equipamentos já registraram mais de 180 ocorrências. Em 2020, foram registradas mais de 1,8 mil ocorrências pelas câmeras.

As câmeras funcionam sob a vigilância da Guarda Civil Municipal (GCM). Foto: Felipe Tozatto.

Das 185 ocorrências registradas neste ano, 13 foram conduzidas para a polícia; ainda foram registrados 3 furtos e arrombamentos e 22 solicitações de imagens por órgãos competentes. Já a respeito do trânsito, neste mesmo período, a Central registrou 30 acidentes e 35 infrações. As câmeras funcionam sob a vigilância da Guarda Civil Municipal (GCM).

A Central de Videomonitoramento, além de potencializar o trabalho de patrulhamento, proporcionando respostas imediatas às ocorrências, também possibilita a identificação mais rápida das demandas de outras áreas, como trânsito, serviços e gestão estratégica. A Central de Videomonitoramento funciona na sede da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, no Centro.

“As câmeras de videomonitoramento vem contribuindo para um trabalho preventivo e eficaz na cidade, pois quando você impossibilita eventualmente crimes, inibe toda forma de violência e ajuda a sociedade”, observou o coordenador da Central de Videomonitoramento, Renato dos Santos Nogueira.

Central de Videomonitoramento

Em Linhares são 63 câmeras distribuídas estrategicamente entre a sede e o interior do município, com funcionamento 24 horas sob a vigilância de agentes da Guarda Civil Municipal (GCM). O trabalho de monitoramento é contínuo e contribui para a resolução de crimes no município.

A Central de Videomonitoramento possui dez telas de parede e mais 20 telas de mesa, que exibem o cotidiano das ruas em alta definição, e permitem a visualização a 600 metros de distância. As câmeras, operadas por 23 servidores municipais, giram em 360º na horizontal e em 90º na vertical, o que permite ao operador ver tudo o que acontece na região em que a câmera está instalada. Neste período de pandemia, os servidores trabalham em regime de escala, numa medida de prevenção ao novo coronavírus.

Além do registro das imagens, qualquer caso que configure possibilidade de crime, como arrombamento, assalto, furto ou situação de risco à população também pode ser comunicado aos agentes da GCM pelo telefone 153, para que as equipes possam ser enviadas ao local.

Alcance

Cada câmera tem um alcance de registro de imagens de 600 metros de distância, sendo que as imagens captadas a 300 metros são mais nítidas para fazer os devidos reconhecimentos.