Semana Santa: Parque de Exposições será o único ponto credenciado para venda de palmito em Linhares

A venda do palmito, principal ingrediente da torta capixaba, prato tradicional da celebração Católica da Semana Santa, será concentrada esse ano no Parque de Exposições, no bairro BNH. Os comerciantes estarão no local nos dias 29, 30 e 31 de março – próxima segunda, terça e quarta-feira – das 7 às 17 horas. A venda em único local foi uma medida definida pelas Secretarias de Agricultura, de Saúde e de Obras e Serviços Urbanos para conter a disseminação da Covid-19.

O chefe da divisão de Agricultura e Aquicultura de Linhares, Yago Bitti de Melo, pontuou que dentre as determinações para venda do palmito está a proibição de degustação e o espaçamento mínimo de 2 metros entre um ponto e outro de comercialização.

“Os vendedores também deverão utilizar equipamentos de proteção individual, como o uso de máscaras, e tomar as medidas de higienização com o uso de álcool, bem como orientar os consumidores quanto à necessidade de ficarem afastados no mínimo 1,5 metro um do outro. Vivemos um momento delicado de pandemia e, para que tudo ocorra de forma segura, contamos com a colaboração de todos: feirantes e consumidores”, reforçou o chefe da divisão.

Para vender o produto o comerciante não precisa se cadastrar. O município organizou os espaços para atender a demanda de comerciantes que se dirigirem ao local de forma segura. Em caso de dúvidas, o comerciante pode entrar em contato no telefone da Secretaria de Agricultura (27) 3372-2013.

Os fiscais de postura, da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, e as equipes da Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde, vão intensificar as atuações nos locais para assegurar que todas as medidas sejam cumpridas.

O material descartado deverá ser recolhido pelos comerciantes e destinado de forma correta, conforme prevê a legislação, sob pena de notificação. O funcionamento das feiras livres e a comercialização de palmito nessa época do ano contam com a parceria do Sindicato Rural de Linhares.

Feira livre antecipada

Devido ao feriado, a feira livre que acontece na sexta-feira foi antecipada para a quinta-feira, dia 1º de abril, das 5 às 18 horas, seguindo dentro do Parque de Exposições, no bairro BNH. No sábado, seguirá em horário normal, das 5 às 14 horas.

Desde o início da pandemia, o município adotou um modelo que possibilitou a realização das feiras para atender feirantes e consumidores com segurança, seguindo todas as recomendações dos órgãos de saúde.