Dia Mundial da Água: Prefeitura orienta população sobre consumo consciente

Em mais um ano atípico da pandemia do novo coronavírus, em que muitas pessoas permanecem dentro de suas casas e consomem mais água, a Prefeitura de Linhares, neste Dia Mundial da Água (22 de março), orienta a população sobre o uso consciente do recurso natural, a fim de evitar desperdícios e garantir a sobrevivência das gerações futuras.

A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, visando ampliar as discussões sobre o assunto e alertar a população mundial acerca da importância da preservação hídrica para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta.

“Como é conhecimento de todos, a vida só existe devido à presença da água no planeta Terra. Os seres vivos têm em sua estrutura a água, que é utilizada nas diferentes atividades dos seres: manutenção de temperatura, atividades metabólicas, entre outras. Infelizmente, por mais que seja tão importante para a vida, por ser um recurso natural único – essencial à vida de todos os seres –, ainda é escasso para muitos e têm suas fontes pouco protegidas”, informa o biólogo e secretário de Meio Ambiente, Fabrício Borghi Folli.

Lagoa Terra Altinha, em São Rafael. Foto: Secom/PML.

O planeta Terra possui aproximadamente 70% de sua superfície coberta por água. Desse total, apenas 1% está disponível, ou seja, acessível em rios, lagoas e fontes subterrâneas. “Lembrando que a distribuição desse 1% não é igual a todos os territórios, deixando algumas localidades com escassez de água”, completa Fabrício Borghi.

Atualmente, o desperdício, aliado ao aumento na procura deste recurso, tornou-se um problema que requer a atenção de todos devido à decrescente disponibilidade de água doce potável no planeta. “Outro grave problema que reduz ainda mais a disponibilidade de água é a sua baixa qualidade, provocada pela poluição gerada pelas atividades humana”, alerta a bióloga e diretora do Departamento de Educação Ambiental da Prefeitura, Aline Fernandes.

Lagoa Pau Grosso, em São Rafael. Foto: Secom/PML.

“Pensando na manutenção da vida no planeta, precisamos mudar hábitos: proteger os mananciais, recuperar rios poluídos, incentivar a educação ambiental e o uso consciente da água. Com mudanças nos nossos hábitos, garantimos a qualidade de vida hoje e a sobrevivência das gerações futuras”, completa a bióloga.

Ações

Com vistas a garantir a qualidade da água e o aumento da disponibilidade do recurso, a Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria de Agricultura, em parcerias com o Incaper, produtores rurais, Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais e outros, tem realizado a implantação de caixas secas e pequenas barragens nas áreas rurais do município.

Lagoa do Urubu, em São Rafael. Foto: Secom/PML.

Também, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais, realiza trabalhos de fiscalização das margens dos corpos hídricos do Município, licenciando e controlando atividades poluidoras; além de incentivar o reflorestamento de nascentes e áreas de preservação permanente.

Tratamento de água

No que diz respeito ao tratamento de água, há mais de 60 anos o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) Linhares atua para garantir aos mais de 100 mil habitantes o acesso à água tratada. A autarquia também se preocupa com o recurso, visto que mantém em operação as Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), a fim de devolver ao corpo hídrico efluente tratado dentro dos parâmetros ambientais.

“Ressaltamos que a água é um bem precioso, que uma única gota faz toda diferença em um ecossistema. Por isso, pedimos aos cidadãos que façam o uso consciente desse bem. E neste Dia Mundial da Água renovamos nosso compromisso em cuidar do meio ambiente e propor ações a fim de minimizar os impactos ambientais”, finaliza o diretor de Operações e Obras do Saae Linhares, Zércio Largura.