Tecnologia: contribuintes de Linhares poderão pagar tributos municipais pelo Pix

Os contribuintes de Linhares poderão começar a pagar tributos municipais pelo Pix. Com auxílio de uma tecnologia desenvolvida pelo Banco do Brasil, a Prefeitura de Linhares começou a cobrança de tributos por meio do sistema instantâneo de pagamentos desenvolvido pelo Banco Central. 

De acordo com o secretário municipal de Finanças e Planejamento, Valdir Massucatti, a Prefeitura iniciou a integração à nova tecnologia em janeiro deste ano, o que permite o contribuinte gerar um código QR (versão avançada do código de barras) que pode ser fotografado com a câmera do celular para pagar impostos por meio do aplicativo Pix. A transação é concluída em até 15 segundos.

Em Linhares, inicialmente, o primeiro tributo disponível para pagamento via Pix é o Imposto Sobre Serviços (ISS).  Para pagar, o contribuinte deve abrir o aplicativo de qualquer banco ou instituição financeira participante do Pix e apontar a câmera do celular para o Código QR.

A expectativa é que a partir do dia 10 de março o Imposto Territorial Urbano (IPTU) também esteja disponível e a Prefeitura estuda ampliar a iniciativa para todos os tributos e taxas municipais.

Para o secretário municipal de Finanças e Planejamento, Valdir Massucatti, a nova forma já amplamente usada pelo setor privado vai trazer benefícios também para o setor público.

“Traz alguns benefícios de agilidade, como a gente já tá vendo no setor privado, reduz o custo transacional. E para o setor público, é uma forma a mais de pagar, com arrecadação mais rápida e conseguindo liberar a obrigação tributária do contribuinte mais rápido”, comentou.

Valdir destaca que com o pagamento instantâneo, o contribuinte também tem a facilidade de pagar em qualquer dia, sem depender do funcionamento do banco.

PIX

Em funcionamento desde novembro, o Pix permite pagamentos e transferências por pessoas ou empresas 24 horas por dia, 7 dias por semana. As operações são instantâneas e podem ser feitas entre bancos diferentes.