Coronavírus: Secretaria de Assistência Social fortalece prevenção entre pessoas em situação de rua

Em meio à pandemia de coronavírus, a secretaria municipal de Assistência Social traçou diversas estratégias para fortalecer a prevenção à Covid-19 no Município e, com isso, diminuir o risco de transmissão da doença. As ações contemplam toda a população linharense, incluindo pessoas em situação de rua, que estão ainda mais vulneráveis à infecção.

Diante dessa realidade, a Secretaria desenvolveu um projeto específico para fazer o acompanhamento das pessoas em situação de rua. O objetivo é estimular a prevenção e o cuidado, além de garantir segurança para profissionais que trabalham com esse segmento populacional. A equipe de trabalho é composta por assistente social, psicólogo e educadores sociais.

Desde o início da pandemia, 1.567 moradores em situação de rua já foram abordado e orientados e deste total 357 foram encaminhados à Casa de Acolhida. Nos casos suspeitos do novo coronavírus, as equipes encaminham à Unidade Sentinela da Prefeitura de Linhares que funciona anexo ao Hospital Geral de Linhares (HGL).

“As pessoas em situação de rua apresentam maior condição de vulnerabilidade, pois não possuem moradia, dormem nas calçadas das cidades e têm pouco acesso a espaços de cuidado. Portanto, é preciso priorizar o acesso às redes de saúde e demais redes sociais de apoio, principalmente nesse momento de pandemia”, explica Luciana Mantovanelli Amorim, secretária municipal de Assistência Social.

A iniciativa permitiu ainda a entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos abrigos e lares permanentes, como máscaras simples e cirúrgicas N95, aventais, além de toucas e álcool em gel.

Pelo número (27) 3372 2099 a população pode solicitar a abordagem social para atender casos de pessoas em situação de rua.