Com novo lote de vacinas, Linhares inicia vacinação de idosos acima de 90 anos

Com 4.598 doses recebidas até o momento, as equipes de vacinação da Prefeitura de Linhares já vacinaram 3.271 pessoas do grupo prioritário da 1ª. fase

Emocionada e acompanhada da família, Dona Palmerina Bernardes de Souza, de 91 anos, chegou cedo à Unidade de Saúde do bairro Interlagos para ser imunizada contra a Covid-19. Fotos: Secom/Felipe Reis.

De unhas feitas, cabelos cortados e bastante ansiosa, Dona Palmerina Bernardes de Souza, de 91 anos, chegou cedo à Unidade de Saúde do bairro Interlagos para ser imunizada contra a Covid-19. A idosa estava acompanhada dos filhos, de uma neta e de uma bisneta e se dirigiu à sala de vacinação da Unidade.

Emocionada, Dona Palmerina disse que só poderia agradecer a Deus pela oportunidade de ser vacinada contra o novo coronavírus. “Eu só tenho a agradecer a chance de ser vacinada contra esta terrível doença, e abençoar a cada um dos profissionais de saúde que nos tratam com tanto carinho e que estão na luta, na linha de frente para proteger a população”, disse.

Dona Palmerina exibe orgulhosa a carteira de vacinação atualizada com a primeira dose contra a Covid-19.

Na última sexta-feira (5) Linhares recebeu um lote de 586 vacinas da secretaria estadual da Saúde (Sesa). Seguindo as recomendações do Programa Nacional de Imunizações (PNI), o quantitativo atenderá a imunização das pessoas acima de 90 anos, como é o caso de Dona Palmerina.

A vacinação dos idosos com mais de 90 em Linhares acontece nas unidades de saúde do território onde o paciente reside. Os idosos acamados serão vacinados em domicílio pelas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF).

“Conseguimos avançar para a imunização de um novo grupo prioritário. Idosos que estão muito suscetíveis à doença, respondendo por a maior parte das internações e óbitos em Linhares”, destacou o secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles.

Saulo explicou que como o medicamento necessita de duas aplicações em um intervalo estimado pela bula entre 14 a 28 dias, a outra parte das vacinas, será encaminhada pelo Governo Estadual dentro dos prazos previsto para aplicação da segunda dose.

“Precisamos da segunda dose para que as pessoas tenham a imunidade. Assim, a expectativa é que em um espaço curto de tempo poderemos enxergar a redução dos casos graves, internamentos e dos óbitos”, afirmou. “Mas não é o momento de relaxar. Precisamos seguir com todas as orientações sanitárias de higienização e distanciamento”.

Vacinação – De acordo com o último boletim de vacinação, divulgado pela municipal de Saúde na manhã desta segunda-feira (8), Linhares imunizou 3.271 pessoas contra a Covid-19. O número mostra que 71,14% do total de 4.598 das primeiras doses enviadas ao Município foram aplicadas.

A idosa agradeceu o empenho e a dedicação das equipes de saúde do Município que atuam na linha de frente no combate à pandemia.