Saae mantém plantão nos balneários de Linhares durante o verão

As altas temperaturas desde o início do verão, no dia 21 de dezembro, e o isolamento social em decorrência da pandemia do novo coronavírus, refletiram diretamente nos hábitos da população na hora de consumir água. Mesmo com a pandemia em que a orientação é que as pessoas evitem aglomerações, a população flutuante nas três praias de Linhares aumentou, e, consequentemente, o consumo.

Por isto, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto – Saae de Linhares montou um esquema de plantão em Pontal do Ipiranga, Regência e Povoação durante o verão. O objetivo é evitar possíveis transtornos técnicos que possam comprometer o abastecimento de água no período mais quente do ano há um aumento considerável no número de pessoas nas praias. A autarquia lembra que o desperdício é o principal motivo da falta d’água e dá orientações para evitá-lo.

O diretor de operações do Saae de Linhares, Zércio Largura, explica que além das medidas de economia é preciso ter atenção para instalação de um reservatório de água nas residências. Foto: Secom/Prefeitura de Linhares.

O diretor de operações do Saae de Linhares, Zércio Largura, explica que além das medidas de economia é preciso ter atenção para instalação de um reservatório de água nas residências. “Isso evita a falta d’água em caso de problema técnico que dure 24 horas, por exemplo, permitindo a reservação mínima para um dia de desabastecimento”, explica Zércio.

Ele alerta que é importante também verificar possíveis vazamentos, torneiras pingando e encanamentos danificados, que além de desperdiçar, encarecem a conta. “No verão, a população flutuante cresce muito e orientamos aos turistas e veranistas que utilizar a água com moderação”, disse.

Quem identificar a necessidade de manutenção na rede e nos chuveiros pode ligar para o SAAE dos balneários: Pontal do Ipiranga (27) 3274-5230, em Regência (27) 3274-1068 e Povoação (27) 3274-2010, ou na sede, nos telefones (27) 2103-1311 ou 0800 7269 755.

Em Pontal do Ipiranga, o telefone de plantão do Saae é o (27) 3274-5230.

Confira algumas orientações para os moradores e turistas:

– Neste período atividades como lavar carros e calçadas devem ser evitadas;

– Reduza a lavagem diária de roupa. Acumule e use a capacidade máxima da máquina de lavar;

– A água do último enxágue do tanque ou da máquina pode servir para regar jardim e grama, ensaboar tapetes, tênis e outras peças;

– A água do tanque ou da máquina em que foi lavada a roupa serve para lavar calçadas e pisos. Lembre-se: lavar as calçadas com a mangueira é desperdiçar água tratada. Para “varrer” a sujeira, use a vassoura;

– Feche a cuba da pia, deixando um pouco de água. Ensaboe toda a louça e enxágue com água limpa. Não deixe a torneira aberta durante todo o tempo;

– Cinco minutos de chuveiro consomem 70 litros de água. Reduzir o tempo do banho faz muita diferença na conta;

– Reduza o tempo da torneira aberta enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba. Torneira aberta manda para o ralo 20 litros de água por minuto. Prefira vasos sanitários menores, que utilizam menos água para a descarga.