Escolas municipais passam por serviços limpeza e reparo para volta às aulas no dia 8 de fevereiro

A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semob), tem intensificado os preparativos para o início do ano letivo, previsto para o dia 8 de fevereiro. Além das obras de reforma realizadas em várias unidades de ensino, as equipes da Semob concluem a limpeza e a manutenção de escolas da sede e do interior do município.

Os serviços incluíram roçagem, capina, jardinagem, limpeza de pátios, além de melhorias em salas de aula, banheiros, refeitórios e outras dependências. A previsão é que, nos próximos dias, sejam concluídas as obras de adequação do sistema de esgotamento sanitário na EMPEIPEF Boa Esperança, EUM Santo Hilário, EMPEIPEF Córrego São Pedro e CEIM Agostino Rigoni – todas localizadas no interior de Linhares.

“Prezamos por atender as demandas da comunidade escolar, e nossas equipes estão trabalhando arduamente para oferecer espaços limpos, organizados e acolhedores para melhor atender os alunos e profissionais da Educação neste início de ano letivo”, destaca o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, João Cleber Bianchi.

Nas últimas semanas foi concluída a limpeza de 99 unidades de ensino, entre Centros de Educação Infantil Municipal (CEIMs), Centros Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental (CEMEIFs) Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), Escolas Municipais Unidocentes de Ensino Fundamental (EMUEFs), Escolas Municipais Pluridocentes de Ensino Fundamental (EMPEFs), Escolas Municipais de Pré-Escola da Educação Infantil e Pluridocentes de Ensino Fundamental (EMPEIPEFs), Escolas Unidocentes Municipais (EUM), Escolas Municipais de Pré-Escola da Educação Infantil (EMPEIs), Centros Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental (CMEIEFs), Escolas Municipais de Pré-Escola da Educação Infantil e Unidocente de Ensino Fundamental (EMPEIUEFs), e Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio (EMEFMs).


Serviço de roçagem executado na EMPEIPEF Boa Esperança, em Chapadão das Palminhas, interior de Linhares. Foto: Secom.

Outras intervenções

Além dos trabalhos de limpeza e manutenção, a Prefeitura de Linhares investe na construção de cinco Centros Municipais de Educação Infantil – Rio Doce (pronto), Interlagos (pronto), Jocafe I (pronto), Três Barras (pronto) e Bebedouro (obras reiniciadas) – que ofertarão juntos mais de 1.500 vagas destinadas a crianças com idades entre 1 e 5 anos.

O maior complexo educacional público do Estado também está sendo construído no bairro Palmital e que inclui, em um só espaço, uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) e um Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim). De acordo com o projeto, a EMEF terá capacidade para 455 alunos em cada turno, que serão distribuídos em 13 salas de aula; enquanto o CEIM contará com três edificações, contendo oito salas de aula para período integral e quatro para o período parcial.

Assim como no bairro Palmital, o Município investe na construção da Emef Baixo Quartel, cuja capacidade será de atender 270 alunos do ensino fundamental, além de 90 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O plano de execução da nova escola contempla a construção de dez salas de aula; salas de leitura, artes e de informática; área administrativa; depósito; banheiros; refeitório; auditório; área para horta pedagógica; guarita; praça de vivência; playground; estacionamento para veículos e jardins.

Enquanto no bairro Interlagos é executada a obra da quadra poliesportiva e implantação do sistema de incêndio na Emef Maria Aparecida Lavagnoli. A obra, que é uma antiga demanda da comunidade escolar, vai ampliar a área da escola para 1.069,47 metros quadrados.