Linhares imuniza 500 pessoas contra a Covid-19 no primeiro dia de vacinação

66 doses da vacina foram aplicadas em idosos e deficientes que vivem em instituições de longa permanência de Linhares. Fotos: Secom/Felipe Tozatto.

A Prefeitura de Linhares vacinou 500 pessoas contra a Covid-19 neste primeiro dia de vacinação. Na manhã desta quarta-feira (20) após o ato simbólico que deu início da imunização no Município, a equipe da Vigilância Epidemiológica iniciou a vacinação do grupo prioritário: neste primeiro momento, profissionais de saúde, idosos e pessoas com deficiência vivendo em instituições de longa permanência.

Das 500 doses, 434 foram aplicadas nos profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate à pandemia nos hospitais HGL, Unimed e Rio Doce, e outras 66 doses em idosos e deficientes que vivem em instituições de longa permanência. Linhares recebeu um total de 1.177 doses enviadas pelo Ministério da Saúde e distribuídas aos municípios pelo Governo do Espírito Santo.

“Até a próxima sexta-feira (22) nosso objetivo é ter vacinado 100% dos idosos e deficientes que vivem em instituições de longa permanência e 80% dos profissionais de saúde, devido às pessoas que trabalham em escala de plantão Há cerca de três meses temos nos dedicado a organizar esta campanha, que agora começa com a priorização dos nossos heróis da saúde”, diz o secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles.

De acordo com o secretário municipal, a primeira remessa de vacina recebida pelo município não será suficiente para todos os cerca de 5 mil profissionais da área da saúde do Município. Por isso, nesse momento, serão priorizados aqueles que atuam na linha de frente.

Estes públicos são prioritários considerando os critérios de exposição de infecção e risco para agravamento ou óbito pela doença. A inclusão de novos grupos populacionais será norteada pelo PNI (Programa Nacional de Imunizações), do Ministério da Saúde.

A campanha de imunização contra a COVID-19 em Linhares será desenvolvida segundo a disponibilidade das remessas do órgão federal. À medida que o Ministério da Saúde viabilizar mais doses e as mesmas forem enviadas pelo Governo do Estado do Espírito Santo, as novas etapas do cronograma e públicos-alvo da campanha de vacinação contra a COVID-19 serão divulgadas pela Prefeitura de Linhares.

Cuidados devem ser mantidos

A Coronavac, vacina utilizada neste momento, necessita de duas doses para garantir uma melhor defesa do corpo contra o coronavírus, por isso o número de doses deve ser o dobro do de pessoas a serem vacinadas.

A segunda dose da Coronavac será aplicada 28 dias após a primeira dose, por isso a necessidade de seguir com os cuidados, informou o secretário Saulo Rodrigues Meirelles.

“É um tempo que a gente começa estimular a imunidade. Por isso, é importante ainda manter os cuidados de etiquetas respiratórias, evitar aglomeração, usar de máscara, porque essa imunidade ainda vai ser desenvolvida por essas pessoas e a quantidade de doses que chegou ainda não é suficiente para que a gente consiga quebrar a circulação viral”, orientou.