Mutirões reforçam ações de combate à dengue nos balneários de Linhares

As ações de combate à dengue têm sido intensificadas nos balneários de Linhares. Na próxima quarta-feira (13) é a vez de Povoação receber o mutirão, das 7h30 às 13h, e nos dias 14 e 15 será em Pontal do Ipiranga. Os agentes de endemias percorrerão os balneários para eliminar nos imóveis focos e criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana, além do trabalho de conscientização, ação já realizada no final do ano em Regência.

A supervisora Geral de Endemias da Vigilância Ambiental, da Secretaria de Saúde de Linhares, Luzinete Urbano da Silva, pede a colaboração dos turistas e moradores que estejam em casa enquanto acontece o mutirão. Quem tem uma pessoa de confiança ou toma conta de alguma residência, a orientação é que entre em contato com um dos agentes disponíveis na área para que o trabalho seja realizado. O fato de no verão ocorrer períodos chuvosos e altas temperaturas, – ambientes propícios para a proliferação do mosquito -, os cuidados devem ser redobrados.

“Existe uma população que mora nestes locais e precisamos cuidar dela durante o ano todo. Por isso, é muito importante também que ao retornar à cidade de origem que os turistas e veranistas façam uma vistoria antes de fechar o imóvel. Observe calhas, se a caixa d’água está vedada, verifique a caixa da geladeira, acondicione o lixo em sacolas fechadas e coloque para descarte e, quem tem piscina, deixe alguém responsável para fazer o tratamento adequado durante todo o ano”, alertou Luzinete.

A supervisora informou, ainda, que Linhares fechou o ano de 2020 com mais de 3,8 mil casos confirmados de dengue, destes estão dois óbitos: um confirmado e outro em investigação, conforme dados do Boletim Epidemiológico da Dengue da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), da Secretaria Municipal de Saúde de Linhares.

O relatório aponta que o bairro Interlagos lidera com 908 casos confirmados, seguido por Aviso com 425, e Santa Cruz, com 416. O bairro Novo Horizonte aparece na sequência com 243 moradores que contraíram a doença, e o bairro Centro, com 211 casos confirmados.