Covid-19: Vigilância Sanitária promove ações educativas com comerciantes, ambulantes e barraqueiros nos balneários de Linhares

A Vigilância Sanitária de Linhares intensificará as ações educativas nos estabelecimentos comerciais, com vendedores ambulantes e barraqueiros nos balneários de Linhares no período que antecede o feriado de Ano Novo. Em Pontal do Ipiranga, Regência e Povoação a ação acontece nos dias 29 e 30 de dezembro, além de estabelecimentos fornecedores de alimentos localizados em lagoas particulares do município. Essa é mais uma medida de prevenção da Covid-19 no município que está na lista de cidades com Risco Alto, conforme Mapa de Gestão de Risco do Governo do Estado.

A diretora do departamento de Vigilância Sanitária, da Secretaria de Saúde, Keilane Belique Spagnol, explicou que as orientações repassadas serão referentes ao cumprimento das medidas preventivas estabelecidas pelo Governo do Estado do Espírito Santo, além de reforçarmos as condutas de higienização das mãos, com uso de sabão e álcool sempre que necessário, a higienização de local de trabalho, o uso de máscaras, além do armazenamento de bebidas e alimentos, validade dos produtos, acondicionamento e destino correto do lixo.

“Após essa ação, vamos verificar o cumprimento das boas práticas de higiene, principalmente nesse momento de pandemia em que estamos vivendo, que requer ainda mais cuidados, assim como a manipulação dos alimentos para que a venda ocorra de forma segura”, disse a diretora.

A fiscalização dos agentes da Vigilância Sanitária já acontece durante todo o ano nos estabelecimentos fixos dos balneários, mas, devido ao período de férias, verão e agora, da pandemia, os trabalhos serão intensificados.

A população também pode ajudar na fiscalização denunciando caso observe alguma irregularidade nos telefones 156 ou 190, para avaliação e monitoramento da Vigilância Sanitária.