Centro de Acolhimento Social atende a idosos e deficientes com Covid-19 em Linhares

A Prefeitura de Linhares, por meio das secretarias de Saúde e Assistência Social, implantou no município o Centro de Acolhimento Social voltado ao atendimento de pessoas idosas e portadoras de deficiência acolhidas em abrigos institucionais (Lar do Idoso, Lar da Fraternidade, Residência Inclusiva Masculina e Feminina) ou em aglomerados, que estejam com sintomas leves da Covid-19.

O espaço visa possibilitar que os contaminados fiquem em isolamento social, de forma a evitar que o vírus se espalhe entre os assistidos dos respectivos abrigos e comunidades em que vivem.  Desde a sua implantação, em setembro deste ano, foram realizados sete atendimentos, dos quais quatro isolados permanecem no local, onde recebem seis refeições por dia, além de assistência em saúde.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Luciana Mantovanelli, o local tem capacidade para acolher até 40 pessoas encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), e contribui para diminuir a velocidade de contágio em ambientes com alta densidade populacional.

“Essa ação permite que pessoas com sintomas leves da Covid-19, que não precisam de internação hospitalar, possam proteger as suas famílias, tendo um espaço de acolhimento para que elas permaneçam com toda assistência de saúde, psicológica e alimentar. Ao mesmo tempo, elas estarão evitando levar a Covid-19 para dentro de suas casas e para a comunidade”, diz.

O Centro está localizado na Avenida Hans Schmoger, nº 333, Quadra 434, bairro Conceição. Nesse espaço, os residentes terão o apoio de assistentes sociais, cuidadores e acompanhamento médico. O projeto está sendo realizado por meio de uma ação conjunta entre as secretarias de Assistência Social e de Saúde.