Representantes dos polos de frutas de Linhares se reúnem para alinhar estratégias para comercialização dos produtos na região

Dando continuidade às estratégias para fomentar a comercialização das frutas do Programa Municipal de Fruticultura de Linhares, produtores representantes do Comitê de Fruticultura dos cinco polos, visitaram mais um supermercado local, nesta terça-feira (24). O objetivo foi prospectar mercado aos produtos cultivados para o próximo ano.

O diretor de Agricultura e Aquicultura, Rafael Breda Buffon, acompanhou a visita em que foi apresentado ao diretor de compras do estabelecimento como o programa foi construído e informado, por parte do supermercado, a demanda de hortifruti e informado como funciona o processo de compra.

Os produtores do polo de cajá manga anão, que teve sua primeira colheita comercializada para o mercado mineiro, em novembro, ficaram de levar uma amostragem para conhecimento da qualidade e sabor do fruto.

“Essas visitam visam fomentar o mercado para os produtores participantes do programa venderem a produção dos polos, a partir do ano que vem. Muitos estabelecimentos compram produtos de fora do município e priorizar o mercado local, além de valorizar o produtor rural, reduz o custo de compra dos estabelecimentos”, disse o diretor.

A primeira visita aconteceu em outubro, no Departamento de Alimentação Escolar (DAE) da rede municipal de ensino e um supermercado regional.

O Programa Municipal de Fruticultura é dividido em cinco polos: Polo Distrito Farias, com cultivo de cajá manga anão; Polo Alto São Rafael, a uva; Polo Baixo São Rafael, a goiaba; Polo BR 101 Sul, o limão; no Polo Litoral, o açaí.