Obras de infraestrutura chegam à fase final e asfalto é concluído no acesso à comunidade da Bagueira

A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semob), realiza vários investimentos no interior do município com vistas a melhorar o tráfego e o escoamento da produção agrícola das comunidades rurais.

Um dos grandes projetos executados na atual gestão foram as obras de conservação de estrada, com a pavimentação asfáltica no trecho de 9 quilômetros que liga a sede do município à comunidade da Bagueira, via Rodovia ES-248. A Prefeitura também investiu nos serviços de implantação de ciclovia e sinalização viária no local.

De acordo com o prefeito de Linhares, Guerino Zanon, as obras na Bagueira visam transformar a realidade das famílias que vivem na localidade, e fomentar o turismo lacustre da região e potencializar o escoamento da produção agrícola.

“Além de Bagueira estamos com um extenso cronograma de pavimentação asfáltica em diversas localidades do distrito de São Rafael, totalizando mais de 16 quilômetros de estradas pavimentadas. Com uma gestão comprometida, vamos avançando com ações e conquistas que beneficiam o homem do campo, suas famílias e os moradores das comunidades rurais”, destaca o prefeito.

Para os moradores da vila, as obras representam um grande avanço para o desenvolvimento da comunidade, uma vez que vai melhorar o escoamento da produção e viabilizar o acesso de pessoas que visitam o complexo lacustre da região.

“Além de facilitar o meio agrícola, as obras também influenciam o lado social da comunidade, pois os nossos alunos, na época de chuva, não conseguiam chegar às escolas. E hoje não há nada que vá impactar esse deslocamento. Atualmente, se fala muito em mobilidade urbana e hoje podemos falar em mobilidade rural”, frisa o produtor rural Crescêncio Carvalho.

Mais obras

Além das obras de pavimentação asfáltica na estrada de acesso à comunidade, a vila também recebe vários investimentos em infraestrutura, com serviços de pavimentação em blocos de concreto, construção de meio-fios e calçadas cidadãs; implantação de redes de drenagem pluvial e esgotamento sanitário, e pavimentação. Ao todo, 74,33% das obras já foram concluídas.

De acordo com o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, João Cleber Bianchi, as duas obras demandaram investimentos de quase R$ 19 milhões com recursos próprios da Prefeitura de Linhares, que vão proporcionar mais qualidade vida aos moradores, impactando o dia a dia de mais de 300 famílias da região.

“São vários serviços que impactam o cotidiano dos moradores, no que diz respeito à mobilidade, segurança e saneamento básico. Nosso objetivo é promover o desenvolvimento da região e melhorar a condição de vida dos cidadãos”, destaca o secretário João Cleber Bianchi.