Profissionais de Enfermagem da UPA 24 horas e Hospital Rio Doce participam de capacitação sobre emergências pediátricas

Mais um momento de capacitação aconteceu na Unidade de Pronto-atendimento Infantil 24 horas, a UPA 24 horas, no bairro Shell. Desta vez foi ministrada pelas médicas pediatras Dandara Porto (responsável técnica da UPA 24 horas), Carolina Barbosa e Maynne Gava. A capacitação foi uma parceria com a Fundação Beneficente Rio Doce e reuniu 60 profissionais de enfermagem da UPA e do hospital filantrópico.

O objetivo foi atualizar os profissionais sobre o reconhecimento da sala de emergência (ambiente e equipamentos) e técnicas do atendimento em pediatria.  O primeiro módulo foi ministrado no dia 13 de novembro, o segundo aconteceu na na última sexta-feira, dia 20. A capacitação foi dividida em dois momentos: prático e teórico.

De acordo com a diretora da UPA 24 horas, Débora de Barros Tesch a capacitação tem o objetivo de aprimorar a assistência destinada aos pacientes em situações de emergência, que exigem um cuidado técnico e emocional. “Quando este atendimento é direcionado para criança, como nas emergências pediátricas, a exigência se torna maior e a busca pelo estabelecimento de um vínculo de confiança se faz necessária”, destaca.

Existem inúmeras situações que levam crianças ao serviço de emergência, das quais se citam: as doenças do sistema respiratório e circulatório  prevalentes da infância, como asma, bronquiolite, pneumonia e choque. Além disso, dependendo da faixa etária, elas são totalmente dependentes de seus responsáveis, que na maioria dos casos são suas mães, avós, tias ou aqueles que apresentam algum vínculo maior com ela. Essa peculiaridade, característica desse público, faz com que o cuidado seja estendido também para a família.

A capacitação foi ministrada pela médica pediatra Dandara Porto, que é a responsável técnica pela UPA Infantil 24 horas, no bairro Shell. Fotos: Felipe Reis.

A médica Dandara Porto pontua que dentre os profissionais que atuam no cuidado da criança e da sua família destaca-se a equipe de enfermagem, composta pelos enfermeiros e técnicos de enfermagem. De acordo com ela, esses permanecem com os pacientes por um período maior e prestam uma assistência direta, exigindo dos mesmos, características diferenciadas. 

“A capacitação dos profissionais de Enfermagem da UPA 24 horas também está diretamente ligado ao cuidado prestado de forma adequada aos pacientes, que possibilita a diminuição de danos tanto físicos quanto emocionais para a criança e sua família, minimizando a permanência dos pacientes no ambiente hospitalar”, explica.

O enfermeiro da UPA 24 horas, Romolo Subtil, destacou a importância de participar dessa capacitação. “Com a oportunidade de participar desta capacitação, além de adquirir novos conhecimentos e desfrutar da excelente estrutura, tanto física quanto profissional que a UPA possui, houve também uma troca muito rica de experiências e vivências entre os profissionais envolvidos. Acredito na capacitação profissional como o caminho mais curto para o trabalho de qualidade”, comentou.

Cerca de 60 profissionais de enfermagem, da UPA 24 horas e do Hospital Rio Doce, participaram da capacitação que foi realizada em dois módulos: teórico e prático.