Diretora da rede municipal participa da elaboração da Matriz Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar

A diretora da Emef Elza Roni Scarpati, Mayara Vetoraci Viana Cunha, é a única representante da rede municipal de ensino do Espírito Santo a participar da elaboração da Matriz Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar, do Ministério da Educação (MEC). O documento servirá para orientar as redes de ensino a empreender perfis adequados para atuar na gestão escolar.

Mayara já participou de uma reunião para discutir a versão preliminar da matriz e que contou com a participação de diretores de vários estados brasileiros que puderam expor suas ideias e dar sugestões para a elaboração da matriz. O encontro foi liderado pelo Coordenador Geral de Formação de Gestores e Técnico da Educação Básica, do MEC, Roberto Junior, e contou com a participação de especialistas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro (Unirio) e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Na ocasião, foram apresentadas e discutidas as quatro dimensões da matriz e suas competências. A diretora pontuou a importância de fazer parte desse processo. “Essa matriz servirá para dar um direcionamento, contribuindo nas nossas ações, atribuições e competências. Elaborá-la é um desafio muito grande e vai agregar muito à educação no que tange a função do diretor que é tão desafiadora. O diretor é o cartão postal de entrada na instituição”, frisou.

“É uma grande conquista ter uma matriz de referência que possa nortear as ações em prol de melhorias da gestão escolar”, disse a secretária Municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli.

As quatro dimensões da matriz e suas competências:

1ª dimensão político-institucional: liderar a gestão da escola; trabalhar/engajar com e para a comunidade; implementar e  coordenar a gestão democrática da escola; e responsabilizar-se pela escola e relacionar-se com a administração do sistema de ensino; coordenar as ações que promovem a segurança na escola; desenvolver uma visão sistêmica e estratégica.

2ª dimensão pedagógica: focalizar seu trabalho no compromisso com o ensino e a aprendizagem na escola; conduzir o planejamento pedagógico; apoiar as pessoas diretamente envolvidas no ensino e na aprendizagem; coordenar a gestão curricular e dos métodos de aprendizagem e avaliação; promover um clima propício ao desenvolvimento educacional; desenvolver a inclusão, a equidade e a cultura colaborativa.

3ª dimensão administrativo-financeira: coordenar as atividades administrativas da escola; zelar pelo patrimônio e espaços físicos; coordenar as equipes de trabalho; gerir, junto com as instâncias constituídas, os recursos financeiros da escola; utilizar novas tecnologias

4ª dimensão pessoal & relacional: cuidar e apoiar as pessoas; agir democraticamente; desenvolver alteridade e empatia, respeitar as pessoas; agir com equidade e justiça; agir orientado por princípios éticos; trabalhar em equipe; saber comunicar-se e lidar com conflitos; ser proativo; comprometer-se com o seu autodesenvolvimento profissional.