Procon Linhares alerta sobre ações preventivas ao realizar compras da Black Friday

Na última sexta-feira de novembro, dia 27, acontece em vários países a tradicional campanha promocional Black Friday, cujos descontos anunciados para os produtos podem chegar a 70%. E para que os consumidores não caiam em golpes, o Procon Linhares alerta para a importância de redobrar os cuidados, apostando em pesquisas, antes de realizar as tradicionais compras.

De acordo com o diretor do Procon Linhares, Geraldo Roza, os cuidados são necessários, já que, em anos anteriores, houve várias reclamações de consumidores sobre realizações de promoções avantajadas e falsas, além de publicidades enganosas.

“É muito importante que os consumidores já comecem a pesquisar sobre o produto ou serviço desejado, observando, por exemplo, suas características e funções. Também é importante verificar qual o preço está sendo praticado hoje no mercado. Uma dica, nesse sentido, pode ser um print com os valores que estão sendo ofertados por determinado estabelecimento para, assim, utilizar como comprovação de questionamento futuros, caso seja necessário”, orientou Geraldo Roza.

Outra dica importante que o Procon recomenda antes de realizar alguma compra, seja ela em lojas físicas ou virtuais, é importante verificar os procedimentos para trocas e reclamações, ou seja, ficar atento à política de troca. Caso o direito de troca seja acertado previamente com o fornecedor, o consumidor deve exigir o registro por escrito, na etiqueta ou em nota fiscal.

Nas compras pela internet, o contrato deve ser disponibilizado antes de finalizar a transação e o consumidor deve imprimir ou salvar em seu computador a página do site com os dados.

“Pesquise, avalie, busque. Se for uma compra virtual, opte por sites confiáveis e de credibilidade. Se for numa compra presencial, procure diversas lojas, não se deixe levar por promoções avantajadas demais, desconfie”, informou o diretor.

Denúncias

Geralmente no período de Black Friday, o órgão recebe várias denúncias, o que demonstra que os consumidores estão cada vez mais atentos, e, quando verificam as irregularidades, eles acionam, sendo de tamanha importância para coibir os abusos e evitar que os cidadãos caiam em propagandas enganosas. E que, só com a interação dos consumidores e a conscientização dos fornecedores, todos irão adquirir produtos com valores que cabem no bolso e seguros.

As denúncias podem ser feitas pelo telefone 27 3372-2129.

Mercadoria devolvida

Em compras fora do estabelecimento comercial, existem suas peculiaridades, já que os consumidores têm o direito do arrependimento que são de sete dias, independentemente de defeitos ou vícios, já que nas compras virtuais eles não têm acesso aos produtos. Daí o CDC dá ao cliente o direito de receber seu dinheiro de volta quando a compra não ocorrer em lojas físicas.

Já em compras feitas dentro das lojas físicas, os produtos que apresentarem defeitos e os fornecedores/vendedores ou fabricantes não encontrarem soluções dentro de 30 dias; os consumidores poderão escolher entre três opções: exigir sua troca por outro produto em perfeitas condições de uso, devolução integral da quantia paga, devidamente atualizada, ou o abatimento proporcional do preço.