Ação de saúde do Naps reúne motoristas em posto da PRF em Linhares

Renato foi um dos motoristas que participou da ação

O motorista Rodrigo Araújo, de 41 anos, é servidor público e seguia a trabalho de Aracruz para Teixeira de Freitas, na Bahia, quando foi convidado por policiais da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e pelas equipes do Núcleo de Atenção às Políticas de Saúde (Naps) de Linhares, para fazer exames de saúde.

“Acho interessante a ação e todos os outros municípios deveriam adotar, pois a prevenção é muito importante e evita a propagação de doenças”, disse Rodrigo.  Ele e outros motoristas participaram, nesta quinta-feira (19), de uma ação do Novembro Azul promovida pelo Naps, órgão vinculado à secretaria municipal de Saúde.

No local, os motoristas que foram abordados foram submetidos à aferição de pressão arterial, teste de glicose, vacinação e testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis. Foram realizados ao longo de todo dia 95 atendimentos individualizados, 95 aferições de pressão arterial e glicemia capilar e 285 testes rápidos para a detecção de IST’s. Além disso, eles também receberam orientações nutricionais.

Para a diretora do Naps, Kessy Bonicenha Brunetti, a ação foi positiva. “Essa é a oportunidade que muitos têm de cuidar da saúde, já que vivem na pressa quando estão trafegando pela rodovia, seja para cumprir o prazo de uma entrega de carga, ou a trabalho. Enquanto estão passando pela fiscalização obrigatória, também estão usufruindo desse momento. A aceitação foi muito boa, eles foram bastante participativos”, completa Kessy.