Novembro Azul: servidores da Central de Ambulâncias recebem ação de saúde e conscientização

O mês de novembro é dedicado à conscientização dos homens sobre a importância de cuidarem da saúde e prevenirem doenças. Durante todo o mês, batizado como Novembro Azul, a Prefeitura de Linhares, por meio do Núcleo de Atenção às Políticas de Saúde (Naps), órgão vinculado à secretaria municipal de Saúde, realizadas ações para informar à população sobre as principais doenças que acometem a população masculina, entre elas, o câncer de próstata.

Novembro foi escolhido para o mês da prevenção masculina porque no dia 17 é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que o câncer de próstata é o tipo que mais acomete os homens em todo Espírito Santo.

A Central de Ambulâncias da Prefeitura recebeu, na manhã desta quarta-feira (18), uma ação de atendimento, atenção e conscientização à saúde do homem. O ônibus itinerante do Naps estacionou no local e levou uma série de serviços como testes rápidos para detecção de IST’s (Sífilis, HIV, Hepatites B e C); Aferição de pressão arterial e glicemia capilar; Orientações nutricionais; Distribuição preservativos masculinos e femininos e gel lubrificante; Orientações e panfletagem, além da coleta de exames de PSA.

O motorista de ambulância Paulo Sérgio Sodré participou da ação. “Achei ótima a iniciativa em trazer esse serviço até nós. É importante chamar a atenção para esse assunto que é a saúde do homem, porque muito deles a gente percebe que não dá muita importância para esse cuidado de se prevenir de doenças”, comentou.

A diretora do Naps, Kessy Bonicenha Brunetti, reforçou que a ação faz parte das atividades de conscientização sobre o Novembro Azul, mês destinado à prevenção e ao tratamento do câncer de próstata.

“A proposta do Novembro Azul itinerante é ação ampliada de conscientização direta e atendimento na comunidade e também aos servidores públicos. Visa promover a saúde do homem no seu local de trabalho. Além da prevenção do câncer de próstata, há também rastreamento para doenças crônicas como diabetes e hipertensão, além de doenças transmissíveis, como HIV e sífilis”, destaca.

“Neste mês, aproveitamos para lembrar a população masculina da importância de se cuidar o ano todo, com destaque para a prevenção do câncer de próstata, que pode ser curado em 90% dos casos que forem detectados precocemente. Todos nós temos a obrigação de disseminar as informações para diminuir essa epidemia”, falou o secretário de Saúde de Linhares, Saulo Rodrigues Meirelles.