Prefeitura assina Termo de Cooperação Técnica e Financeira com a Fundação Renova para fortalecer serviços de proteção e assistência social

Linhares foi o primeiro município no Estado a assinar o Termo de Cooperação Técnica e Financeira com a Fundação Renova para fortalecer seus serviços públicos de proteção e assistência social. De acordo com a entidade, mais de R$ 2,3 milhões serão destinados para ampliar o atendimento a mais de 2.300 famílias vulneráveis que foram impactadas com o rompimento da estrutura de contenção de rejeitos na barragem de Fundão, na unidade de Germano, em Mariana (MG).

A iniciativa faz parte do Programa de Proteção Social da Fundação Renova que visa promover a proteção social, por meio de ações socioassistenciais, incluindo ações socioculturais e apoio psicossocial, acompanhando as famílias vulneráveis impactadas. Após a assinatura do termo, que tem duração de dois anos, e dos demais trâmites necessários, a Fundação Renova iniciará o repasse do recurso em quatro parcelas. Em Linhares, a primeira parcela está prevista para ser repassada ainda esta semana.

Segundo o levantamento da Secretaria Municipal de Assistência Social, no município as famílias impactadas pelo rompimento da barragem residem nas seguintes localidades: Pontal do Ipiranga; Degredo; Povoação; Regência; Areal; Entre Rio e Avenida Beira Rio.

Conforme a pasta, esse público será diretamente favorecido com o recebimento dos recursos, pois o município disponibilizará assistentes sociais e psicólogos para ampliar o atendimento, assim como insumos para as atividades nos serviços do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

A secretária municipal de Assistência Social, Luciana Mantovaneli Amorim, destaca que os recursos serão de extrema importância para ajudar no fortalecimento da política de assistência social que será desenvolvida com este público. “É muito gratificante saber que o município conseguirá prestar um atendimento de qualidade para essas famílias impactadas, principalmente neste período de pandemia. Atendimentos esses, que farão a diferença na vida de tantas pessoas que vem sofrendo com essa tragédia. Vale ressaltar que o trabalho incansável do município para receber os recursos foi fundamental para o benefício dessas famílias”, ressaltou a secretária.

“O programa é muito importante tanto para a Renova quanto para o município de Linhares. Com o recurso, o município poderá fortalecer seus serviços de assistência já existentes e dar continuidade a proteção social dessas famílias que foram impactadas com o rompimento da barragem. Isso significa que estamos avançando no serviço de readequação da entidade. Parabéns ao município de Linhares pela relação conosco e por ser o pioneiro no estado do Espírito Santo a receber o recurso”, disse a especialista do Programa de Proteção Social da Fundação Renova Maria Albanita Roberta de Lima.

Quantas prefeituras poderão receber o recurso?

Ao todo, prefeituras de 24 municípios mineiros e capixabas poderão, por meio do termo, receber um repasse total de R$ 27 milhões e 35 veículos da Fundação Renova para fortalecer seus serviços públicos de proteção e assistência social. Os recursos são destinados a ampliar o atendimento a mais de 14 mil famílias vulneráveis que residem nas localidades atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão.