Escolas da Prefeitura de Linhares iniciam a distribuição de novas atividades pedagógicas não-presenciais

Mais uma etapa de distribuição das atividades pedagógicas não-presenciais para os alunos do Ensino Fundamental já teve início nas escolas da rede municipal de Linhares. Os pais devem verificar junto à unidade de ensino onde o aluno está matriculado sobre o cronograma de distribuição das apostilas com os exercícios para fazer em casa.

Entrega das atividades na Emef Auto Guimarães e Souza, no bairro Shell.

A coordenadora do Ensino Fundamental, Lazarela Guasti de Moura Renon, explicou que essa é a terceira entrega realizada para alunos dos anos iniciais (1º ao 5º ano) e a quarta para os anos finais (6º ao 9º ano).

“Quase 16 mil alunos, dos 17,9 mil matriculados no Ensino Fundamental, foram às escolas retirar as atividades, nas etapas anteriores. Agora, a equipe gestora da unidade de ensino tem trabalhado junto à Secretaria Municipal de Educação na busca pelos alunos que não conseguiram retirar as apostilas, tendo em vista a importância de se manter o vínculo com a escola e o aprendizado, e, evitando assim o abandono/evasão escolar”, disse a coordenadora.

Além das atividades impressas, baseadas nas habilidades do currículo que são Língua Portuguesa, Ciências, Matemática, História, Geografia, Arte, Educação Física, Projeto de Leitura, Inglês para os anos finais e Ensino Religioso, as escolas têm distribuído materiais de apoio como livros do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (PAES), uma parceria entre a Prefeitura de Linhares e a Secretaria de Estado da Educação (Sedu), para alunos do 1º ao 3º ano e, também, livros didáticos para alunos 1º ao 5º ano.

A diretora da Emef Auto Guimarães e Souza, no bairro Shell, Maria Teresa Gaygher, informou que mais de 50% das apostilas já foram entregues. “Iniciamos a terceira semana de distribuição das apostilas. É muito importante que as atividades cheguem até os alunos para darmos continuidade aos trabalhos que estavam sendo executados na escola antes da pandemia. A participação dos pais tem sido indispensável nesse processo de aprendizagem da criança”, disse a diretora pontuando que na escola as apostilas podem ser retiradas de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.

A Secretaria Municipal de Educação, junto às unidades de ensino, têm todo um cuidado de entregar aos estudantes os materiais impressos para que todos tenham acesso às atividades.

“Nossa equipe está empenhada para que as apostilas sejam entregues a todos os alunos e contamos, mais uma vez, com a colaboração das famílias para que tenhamos sucesso nessa distribuição. Todos os materiais estão alinhados com o nível de escolaridade e a necessidade de cada aluno”, disse a secretária municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli.     

Antes da elaboração das atividades pedagógicas não-presenciais, foi realizada uma reunião com os diretores e pedagogos orientando sobre como proceder a partir da suspensão das aulas, em decorrência da pandemia do novo Coronavírus.