Em casa com o Preci: novo episódio mostra a importância dos verdadeiros amigos

“Os amigos de verdade são raros, mas eles existem”: essa é uma das frases de abertura do quinto episódio do programa ‘Em Casa com o Preci’ que chama a atenção das crianças e adolescentes na hora de escolher a sua ‘rede de amigos’. O objetivo é ajudá-los a construir amizades verdadeiras para que os mesmos não se decepcionem com um ‘falso amigo’, no episódio chamado de ‘amigo da onça’.

No total, serão gravados 12 episódios.  

“Nosso objetivo é ajudar os alunos a diferenciar os verdadeiros amigos de um ‘amigo da onça’, que só quer levá-los para o caminho errado, como o das drogas, por exemplo. Além disso, nossa equipe buscou ensinar a construir amizades sinceras para apoiar os nossos estudantes em qualquer situação”, pontuou a Guarda Civil Municipal e coordenadora do Programa de Resistência e Cidadania (Preci), Jaciane Légora. 

O secretário municipal de Segurança Pública e Cidadania, Coronel Jones da Silva Mattos, destaca que ter um amigo fiel é ter alguém que torce pelo sucesso do próximo. “Aprender a construir uma amizade verdadeira é como definir o nosso futuro. Isso, porque hoje em dia é comum ver muitos jovens engajados no mundo do tráfico e do crime, por conta das más companhias. Por isso, o quinto episódio vem alertar nossas crianças e adolescentes para se distanciarem das falsas amizades”, disse.

Nos quatro primeiros episódios a equipe abordou sobre os seguintes temas: ‘Aprendendo a tomar decisões’; ‘Informações sobre drogas lícitas e ilícitas’; ‘Consequências do uso de drogas para a saúde’ e Consequências Sociais do Uso de Drogas’. No total, serão gravados 12 episódios. 

Os programas podem ser assistidos nas redes sociais do Preci no Facebook, além das plataformas digitais da Prefeitura de Linhares (Facebook e Instagram), e também enviados por meio de aplicativos de conversa, como o Whatsapp, em que as escolas que recebem o programa possuem grupos.

Sobre o programa

O programa ‘Em Casa com o Preci’ tem o objetivo de interagir com os estudantes da rede municipal de ensino de Linhares, que por conta da pandemia, tiveram as aulas do Programa de Resistência e Cidadania (Preci) suspensas. O Preci é um programa social desenvolvido pela secretaria municipal de Segurança Pública e Defesa Social.

A proposta de reinventar o Preci e torná-lo interativo aos estudantes foi do secretário municipal de Segurança Pública e Cidadania, Coronel Jones da Silva Mattos, e abraçada de forma instantânea pelos guardas municipais e agentes de trânsito: Jaciane Légora – Guarda Civil Municipal; Fernando Gonçalves dos Santos- Agente Municipal de Trânsito , e Alcir Francisco dos Santos Júnior – Agente Municipal de Trânsito.

Os personagens foram transformados em fantoches e representam uma família que aproveita o isolamento para manter os estudos em dia e que está cumprindo o isolamento social para se proteger do coronavírus: saindo de casa somente se for necessário, usando máscara e higienizando as mãos com água e sabão.

O cenário em que os personagens Juquinha, Ana, Maria, João e Raimundo interagem com os estudantes é uma casa bastante colorida e que também foi criada pela equipe do Preci, feita com materiais recicláveis e montado na sede da secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, no centro de Linhares.