Prefeitura de Linhares realiza visitas técnicas nas propriedades participantes do Programa Municipal de Fruticultura

A Secretaria de Agricultura, da Prefeitura de Linhares, iniciou uma série de visitas técnicas para avaliação e acompanhamento dos produtores participantes do Programa Municipal de Fruticultura. Os primeiros a serem visitados, na semana passada, foram os do Assentamento Sezínio Fernandes de Jesus, que fazem parte do Polo Baixo São Rafael, com o cultivo de goiaba.

“Durante as visitas técnicas é feito o acompanhamento da planta, a análise de como está o desenvolvimento e se o plantio foi realizado da forma correta, além de avaliar os tratos culturais aplicados”, disse o chefe de Divisão de Agricultura e Aquicultura, Yago Bitti de Melo.

Até meados de agosto, todos os produtores participantes do Programa Municipal de Fruticultura, classificados no primeiro edital e que já realizaram o plantio das mudas, receberão a visita da equipe técnica.

Polos de Fruticultura

O Programa Municipal de Fruticultura conta com a participação de 65 produtores e é dividido em cinco polos instituídos: Polo Distrito Farias, com cultivo de cajá manga anão; Polo Alto São Rafael (contempla regiões como Santa Cruz, São João de terra Alta, São Vicente e São Judas), a uva; Polo Baixo São Rafael (localidades como Japira, Córrego Dr. Jones, Santa Rosa, Humaitá e Bagueira), a goiaba; Polo BR 101 Sul (distritos de Rio Quartel e Desengano), o limão; no Polo Litoral (Pontal do Ipiranga, Regência, Povoação e Bebedouro), o açaí. 

Ao todo, cerca de 40 mil mudas serão disponibilizadas aos produtores. As definições dos polos e as frutas a serem cultivadas foram baseadas nos estudos técnicos que identificaram, baseado nas características agronômicas de solo e clima, quais frutas eram propícias para cada região.