No Dia do Agricultor, Linhares investe em ações que valorizam a agricultura familiar

Nesta terça-feira, 28 de julho, é celebrado o Dia do Agricultor, profissional que além de colocar o alimento na mesa, é responsável por produzir matéria-prima para muitos produtos que consumimos. Em Linhares, o agricultor sempre teve papel importante na história e economia da cidade, visto que a agricultura contribuiu decisivamente para o progresso do município em décadas passadas.

Produtores que fazem parte do Polo Baixo São Rafael, do Programa Municipal de Fruticultura de Linhares. Na região é cultivada goiaba. Foto: Secom.

O secretário Municipal de Agricultura, Franco Fiorot, relatou que embora Linhares seja bem diversificada economicamente, foi a agricultura quem contribuiu decisivamente para o progresso do município anos atrás e ainda hoje tem sua expressiva contribuição.

“Considerando toda a cadeia produtiva, a agricultura é um setor muito forte. O município de Linhares é considerado o pólo do agronegócio do estado e uma das principais regiões do país, e são os agricultores quem fazem realmente a agricultura acontecer, uma atividade primária que se torna essencial para o desenvolvimento de outros setores”, disse o secretário.

Produtores com mudas de uva do Polo Alto São Rafael. Foto: Secom.

Fiorot destacou, ainda, que a Prefeitura de Linhares reconhece todo esforço dos agricultores e tem realizado diversos serviços e ações, por meio dos programas criados pelo Município, desde 2017, para que o trabalho do agricultor seja cada vez mais fortalecido.

“Podemos destacar os concursos de qualidade de café e cacau, assistência técnica e gerencial, os dias de campo, por exemplo, que visam incentivar melhorias na qualidade dos frutos, fomentar a produtividade e o aumento da rentabilidade. No Programa de Revitalização das Áreas Produtoras de Cacau de Linhares, a Prefeitura já distribuiu mais de 30 mil mudas – das 60 mil -, contemplando 64 produtores até final do ano. Já instituímos também o Programa Municipal de Fruticultura, com a criação dos pólos para cultivo da uva, limão, goiaba, açaí e cajá manga anão, que veio para diversificar a economia de quem vive da agricultura familiar, aproveitando pequenas porções de terra na propriedade”, disse Fiorot.

O produtor Sílvio Bergamo, de Córrego da Onça, no distrito do Farias, foi um dos contemplados com mudas de cajá-manga.

O secretário destacou, ainda, serviços como o Programa Municipal de Conservação de Solo e Água, com a construção de 6 mil caixas secas, além das 12 barragens  já entregues às comunidades e uma no Farias que está em processo de finalização, beneficiando diretamente mais de 65 famílias. Os reservatórios, além de conservar as propriedades, são importantes reservas de recursos hídricos, principalmente para o enfrentamento de períodos de secas: a água é primordial na vida do campo, sem ela fica inviável o agricultor tocar seus plantios.

Outra conquista importante, e que está diretamente ligada ao setor do agronegócio, é o registro, desde 2017, de 10 agroindústrias no Serviço de Inspeção Municipal de Linhares (SIM), que é o órgão responsável pela inspeção e fiscalização de estabelecimentos que processam alimentos de origem animal dentro do município. Duas delas, inclusive, já receberam o certificado de inclusão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf/ES), um documento que permite a comercialização de produtos em todo o Espírito Santo.