Coronavírus: medição de temperatura em passageiros de ônibus continua nesta quarta-feira (15)

A ação sanitária de medição de temperatura de passageiros que utilizam o sistema de transporte público de Linhares continua nesta quarta-feira (15). Nos dois primeiros dias de ação, 141 passageiros passaram pela medição, que ocorre de forma aleatória, e, também, nas linhas com o maior fluxo de passageiros.

No primeiro dia, na segunda-feira (13) nenhum passageiro apresentou sintomas relativos ao coronavírus, e na terça-feira (14), um passageiro foi orientado a buscar atendimento na Unidade de Saúde por apresentar saturação de O2 abaixo do normal, que é de 95%.

Durante a ação, as equipes medem a temperatura e saturação de O2 além de identificar quem está com sintomas de gripe e orientar as pessoas sobre os sintomas e as formas de prevenção do novo coronavírus.

Quem tiver a temperatura acima de 37,5ºC e saturação de O2 menor que 95%, é orientado por técnicos e nos casos que houver indicação com a presença de outros sintomas associados a sinais de insuficiência respiratória (mediante entrevista) são direcionados a procurar a Unidade Sentinela que funciona no Hospital Geral de Linhares (HGL), para investigação do quadro clínico.

“Alertamos sobre os sintomas da Covid-19 e a importância de buscar os serviços de saúde, que hoje são ofertados tanto nas 35 unidades de saúde e na Unidade Sentinela do Hospital Geral de Linhares (HGL). As pessoas precisam manter o isolamento social se tiverem sintomas gripais”, alerta a Diretora de Vigilância Sanitária da Prefeitura de Linahres, Keilane Belique Spagnol.