Covid-19: Ação sanitária volante da Saúde vai medir a temperatura dos passageiros de ônibus em Linhares

A ação começou nesta segunda-feira (13) e vai medir a temperatura dos passageiros que usam o transporte coletivo do Município, principalmente nas linhas com maior fluxo. Fotos: Felipe Tozatto.

Para evitar e combater o coronavírus, equipes de profissionais da secretaria municipal de Saúde vão medir a temperatura de passageiros que utilizam o sistema de transporte público de Linhares. A ação terá inicio na próxima segunda-feira (13) e acontecerá de forma aleatória, e, também, nas linhas com o maior fluxo de passageiros. 

Durante a ação, as equipes irão medir a temperatura e saturação de O2 além de identificar quem está com sintomas de gripe e orientar as pessoas sobre os sintomas e as formas de prevenção do novo coronavírus. As equipes que atuam nas ações sanitárias volantes foram treinadas pela Vigilância Sanitária do Município.

Quem tiver a temperatura acima de 37,5ºC  e saturação de O2 menor que 95%, será orientado por técnicos e nos casos que houver indicação com a presença de outros sintomas associados a sinais de insuficiência respiratória (mediante entrevista) são direcionados a procurar a Unidade Sentinela que funciona no Hospital Geral de Linhares (HGL), para investigação do quadro clínico.

“Alertamos sobre os sintomas da Covid-19 e a importância de buscar os serviços de saúde, que hoje são ofertados tanto nas 35 unidades de saúde e na Unidade Sentinela do Hospital Geral de Linhares (HGL). As pessoas precisam manter o isolamento social se tiverem sintomas gripais”, alerta a Diretora de Vigilância Sanitária da Prefeitura de Linahres, Keilane Belique Spagnol.

O secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles, explica que a Prefeitura adquiriu 150 termômetros de aproximação que foram disponibilizados às Unidades Básicas de Saúde para serem usados nos atendimentos aos usuários e para a barreira sanitária volante que atuará no transporte coletivo do Município.

“Além de levantar dados clínicos, os dados da amostra das condições de saúde da população local auxiliarão nas futuras ações de enfrentamento, além de reforçar outras importantes iniciativas com o objetivo de evitar o contágio do coronavírus. A ação é de extrema importância levando em conta o aumento gradativo da demanda de passageiros em razão do retorno das atividades em sistema de rodízio”, reforça Saulo.

O que se espera dos passageiros

O uso obrigatório de máscara de proteção facial durante toda a viagem é essencial, além de manter as mãos higienizadas antes e depois do embarque, usar o antebraço ao espirrar ou tossir, evitar tocar o rosto se as mãos não tiverem sido higienizadas, e preferir o pagamento da passagem com cartão magnético, para evitar o manuseio do dinheiro, são outras iniciativas importantes para evitar o contágio.

O usuário que insistir em embarcar ou permanecer no ônibus sem máscara poderá ser advertido pelos motoristas e trocadores e convidado a descer do ônibus se não adotar a medida de prevenção.

“É fundamental que os usuários dos sistemas de ônibus sigam as medidas definidas pela Prefeitura e as recomendações dos órgãos de saúde porque, assim, estarão preservando a sua vida e a vida do próximo”,  destacou o secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles.

Obrigação das Empresas

As empresas de transporte coletivo do Município devem manter a desinfecção interna diária do veículo, antes do início da operação e realizar a higienização das superfícies de contato no intervalo entre as viagens.

Vale lembrar que os ônibus estão autorizados a desligar o sistema de ar-condicionado, desde que circulem com as janelas abertas, para que o ambiente se mantenha arejado. Ainda assim, a manutenção do sistema de climatização deve estar em dia, garantindo boas condições do ar no interior do veículo, caso não seja possível manter as janelas abertas.

Os motoristas e demais funcionários também devem receber álcool em gel e máscara.

Fiscalização

As ações de fiscalização para garantir que as novas medidas sejam cumpridas pelos operadores serão realizadas pelas equipes de fiscalização da Prefeitura de Linhares, dentro de suas respectivas competências.

“As ações de fiscalização seguirão continuamente, com fiscais atuando diariamente em pontos estratégicos, com o objetivo de verificar se as determinações da Prefeitura estão sendo respeitadas. As medidas serão constantemente reavaliadas, de forma a sempre adequar o sistema de transporte coletivo às fases de retomada das atividades da cidade”, explicou o Diretor de Fiscalização da Prefeitura, Laurindo Charles.