Linhares atinge parte da meta da Campanha de Vacinação Contra a Gripe
A meta foi batida entre os grupos dos trabalhadores da saúde, idosos e professores; mas ficou abaixo do esperado entre gestantes, crianças, adultos entre 55 e 59 anos e puérperas
Linhares atingiu a meta de cobertura de 90% de parte do público-alvo geral da Campanha Nacional de Vacinação da Influenza neste ano. Oficialmente, a campanha se encerrou no dia 30 de junho, conforme diretriz do Ministério da Saúde.
Agora, a orientação da secretaria municipal de Saúde, é que as unidades de saúde sigam fazendo busca ativa nos grupos prioritários que ainda não atingiram a meta. Com doses da vacina em estoque, a Prefeitura de Linhares abriu a imunização para cerca de 2 mil funcionários de supermercados do município.
A diretora da Vigilância Epidemiológica, Jackelene Ramos, esclarece que “o percentual de 90% não foi atingido de forma homogênea, considerando-se a distribuição entre os grupos prioritários e entre os bairros do município”.

A meta foi batida entre os grupos dos trabalhadores da saúde, idosos e professores. Foto: Felipe Tozatto/Secom.
A cobertura vacinal foi atingida no grupo dos trabalhadores de saúde, dos idosos e professores, por exemplo. “Mas em alguns grupos a vacinação ficou bem abaixo do esperado, como para as crianças, gestantes, adultos de 55 a 59 anos e puérperas”, pontua Jackelene. “Para vencermos este desafio, contamos com o apoio e o compromisso de todos envolvidos.”
Jackelene alerta que as pessoas nos grupos de risco são mais vulneráveis a complicações decorrentes da gripe. A vacina diminui as internações pela doença e, portanto, evita sobrecarga de atendimentos em tempos de epidemia da Covid-19.
Quem ainda não se vacinou contra a gripe e está inserido entre os grupos prioritários deve buscar uma das 35 unidades de saúde mais próxima de sua residência.
Públicos-alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe este ano:
– Pessoas de 60 anos ou mais
– Trabalhadores da saúde
– Profissionais das forças de segurança e salvamento
– Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
– Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas
– População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional
– Caminhoneiros
– Motoristas e cobradores de transporte coletivo
– Portuários
– Povos indígenas
– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade
– Pessoas com deficiência, gestantes e puérperas até 45 dias
– Adultos de 55 a 59 anos de idade
– Professores das escolas públicas e privadas