Shell: Prefeitura implanta sinalização viária na nova Avenida Cachoeiro de Itapemirim

A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semob), iniciou nesta semana mais uma etapa do projeto de revitalização e reabilitação da principal via do bairro Shell: a Avenida Cachoeiro de Itapemirim.

As equipes realizam a implantação da sinalização viária, com pintura de faixas elevadas de pedestre; pintura de bordo, tracejado, vagas de estacionamento, parada obrigatória e setas direcionais. Posteriormente serão implantadas placas de regulamentação.

Conforme o secretário de Obras e Serviços Urbanos, João Cleber Bianchi, os trabalhos contribuem para a organização do trânsito ao proporcionar mais segurança a motoristas, ciclistas e pedestres. Ainda, segundo o secretário, o projeto de reabilitação e revitalização da avenida não prevê a instalação de redutores de velocidade. Em seu lugar, foram implantadas as faixas elevadas de pedestre, garantindo acessibilidade a cadeirantes e idosos.

“A implantação das faixas elevadas para travessia pedestres é resultado de estudos técnicos para controlar a velocidade dos veículos e também garantir a segurança de cadeirantes e idosos. Em diversos pontos da cidade, esse dispositivo tem sido implantado, levando em consideração o fluxo de pedestres e de veículos”, pondera o secretário João Cleber Bianchi.

A instalação de faixas elevadas para travessia de pedestres é estabelecida pela Resolução nº 738/2018 do Conselho Nacional do Trânsito (Contran). Por questões de segurança, somente devem ser implantadas em locais onde a velocidade máxima permitida for de 40 km/h. A medida visa reduzir o número de acidentes, segundo o órgão.

Investimentos no bairro

A Prefeitura tem realizado uma série de investimentos no bairro Shell, que impactam diretamente o cotidiano dos moradores e daqueles que trafegam na região. Ao todo, mais de 36,5 mil metros quadrados de vias passaram por obras de pavimentação asfáltica.

Além da Cachoeiro de Itapemirim, também foram contempladas com os serviços as avenidas São Mateus (até o bairro Araçá) e Rufino de Carvalho. Ao todo foram sendo investidos R$ 2.640.712,87 em melhorias para a região

A prefeitura também investiu na modernização do sistema de iluminação pública, através do projeto “Luz Cidadã”, que substituiu as antigas lâmpadas de lâmpadas a vapor de sódio com reatores e vapor metálico (luz branca) do bairro, por luminárias com sistema em LED (Light Emitting Diode), que são mais duráveis e econômicas, e vão garantir mais segurança aos cidadãos.