Escola do Interlagos executa projeto para deixar ambiente mais humanizado e acolhedor na volta às aulas

Quando os alunos do “Ceim Crescer”, no bairro Interlagos, voltarem a estudar vão encontrar uma escola mais alegre, colorida e acolhedora. É que os profissionais da unidade de ensino já colocaram em prática o “Projeto Institucional de Revitalização e Humanização da escola” e estão transformando o ambiente escolar em um espaço mais aconchegante e criativo, com a ajuda da comunidade. Todas as medidas de prevenção necessárias durante a pandemia estão sendo cumpridas pela escola para desenvolver o projeto.   

A diretora, Rosinéia Bergamaschi de Mello, disse que nesta primeira etapa do projeto já foram realizadas a pintura dos muros do pátio de areia e do corredor de entrada da escola, além da instalação do parquinho confeccionado com eucalipto sustentável que contém balanço, gangorra e escorregador e de motinhas confeccionadas com pneus recicláveis. Neste momento, a Secretaria de Educação também está trocando o piso de algumas salas e construindo os murais da escola.

“O projeto institucional foi elaborado para transformar a escola em um espaço mais agradável, humanizado e colorido, com a cara da Educação Infantil. Que além do aprendizado, o novo ambiente estimule a criatividade e desperte na criança a sensação de estar num lugar encantador, acolhedor e feliz. Não só para as crianças, para os funcionários e comunidade escolar também”, frisou a diretora.

O próximo passo será a divisão dos espaços com paletes de madeiras e borrachas, criando ambientes de socialização e acolhimento para receber os pais e a comunidade, enquanto esperam ser atendidos. O local contará com sofás e cadeirinhas confeccionados com materiais recicláveis.  

Também está previsto: a revitalização de todo o ambiente escolar como pintura, criação do jardim, arborização, confecção de brinquedos com materiais recicláveis, plantio de flores para harmonizar a escola e a construção da horta, que será iniciada assim que as crianças retornarem à escola.

O projeto, que faz parte do Plano de Ação para o ano de 2020, conta com o apoio da equipe escolar, em parceria com a Secretaria de Educação, Associação de Moradores, pais de alunos e da comunidade que abraçaram a iniciativa da escola.