Coronavírus: HGL ganha andar exclusivo para a Covid-19 com mais 25 leitos e sala de triagem de síndromes gripais

O Hospital Geral de Linhares passou a integrar a rede pública hospitalar no combate ao coronavírus no Estado. Com a entrega de mais 25 leitos clínicos de enfermaria na tarde dessa quarta-feira (8), a unidade hospitalar atenderá em tempo integral os pacientes diagnosticados com a Covid-19. Mais de 80 profissionais de saúde se revezam no atendimento exclusivo a pacientes com a doença.

Os novos leitos de enfermaria se somam aos 20 leitos de UTI já existentes no hospital, totalizando 45 leitos exclusivos para pacientes da doença. A estrutura do HGL tem capacidade para outros 15 novos leitos de enfermaria dedicados a Covid-19, que serão disponibilizados de acordo com a evolução dos casos no Município.

Além do andar exclusivo para pacientes da Covid-19, o HGL conta ainda com uma Unidade de Referência para síndromes gripais: tosse, febre, coriza, dor de garganta e falta de ar. Com entrada independente, funciona anexa ao Pronto Socorro do Hospital.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles, foi montada uma força tarefa para que o andar da Covid-19 no HGL fosse entregue em tempo recorde. As intervenções no prédio incluíram limpeza total, serviços de engenharia, instalação dos leitos, respiradores e rede de oxigênio.

“Para a ala Covid-19 do HGL estar pronta hoje, transferimos uma ala pediátrica inteira para a UPA 24 horas e em tempo recorde montamos todos os leitos. Mas hoje nós temos um hospital de referência para receber a população de forma colhedora e humanizada”, afirmou.

Saulo destacou que o andar exclusivo do HGL conta com uma estrutura moderna e capacitada, que já abre suas portas com a missão coletiva de enfrentar a COVID-19 e garantir o cuidado a quem precisa.

Dentre os 25 leitos clínicos de enfermaria, 5 (cinco) serão de isolamento (para pacientes suspeitos da doença) e 20 leitos serão comunitários (para pacientes com a confirmação da doença). Esses leitos serão utilizados para pacientes que necessitam de internação, mas estão com o quadro leve da doença.

Caso haja algum agravamento e o paciente precisar de um leito de maior complexidade, ele será transferido para UTI Covid-19 do próprio HGL que possui 20 leitos exclusivos para pacientes graves da doença.

A coordenadora da Unidade de Referência exclusiva para atendimentos aos pacientes suspeitos ou confirmados da Covid-19 no HGL, Fernanda De Carli, aproveitou para reforçar a importância do isolamento social e da colaboração da população nesse momento em que é preciso evitar a contaminação pelo novo coronavírus e a lotação dos leitos do hospital.

“Linhares dá exemplo de referência para o setor médico e para lembrar a população para ficar em casa, se proteger e contribuir para que a taxa de isolamento possa crescer e o índice de atendimento, aqui, ser feito de forma correta e adequada, salvando vidas, como é a expectativa deste hospital”, disse Fernanda.