Campanha de vacinação contra a gripe termina nesta terça-feira (30) em Linhares

A Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe termina nesta terça-feira (30) em Linhares. Todos os moradores que se enquadram no público-alvo definido pelo Ministério da Saúde e ainda não foram imunizados devem procurar uma das 35 unidades de saúde para receber a vacina.

A diretora de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Linhares, Jackelene Ramos, reforçou a orientação para que os moradores se vacinem. “A vacina contra a gripe faz parte do calendário nacional e é de extrema importância para todos os grupos prioritários. Nosso objetivo é proteger contra a gripe o maior número possível de moradores. Aos que ainda não se preveniram, pedimos que procurem a unidade mais perto de sua casa”, disse.

Público-alvo

Desde o fim de março, Linhares vem seguindo o cronograma de vacinação definido pelo Ministério da Saúde. O grupo inicial foi composto por idosos e profissionais de saúde. As etapas seguintes imunizaram pessoas com doenças crônicas e condições clínicas especiais, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, puérperas, gestantes, agentes de segurança pública, pessoas com deficiência, agentes do sistema prisional, adolescentes e jovens sob medida socioeducacional e indígenas. Encerrando o cronograma estão professores e adultos entre 55 e 59 anos de idade. Todos que ainda não se vacinaram podem se imunizar.

Vacinação descentralizada

Além de disponibilizar doses nas unidades de saúde, a secretaria municipal de Saúde também realizou ações descentralizadas com o objetivo de evitar aglomerações. Foram feitas vacinação domiciliar para idosos e pacientes acamados, imunização de agentes de segurança na Guarda Municipal e na Delegacia de Polícia.