Desde o início da pandemia, Prefeitura de Linhares atua em várias frentes no combate ao coronavírus

A Prefeitura de Linhares vem atuando diariamente para o combate ao novo coronavírus e controle da COVID-19, nome da doença causada pelo vírus. Parte das iniciativas visa restringir a aglomeração e circulação de pessoas a fim de reduzir a possibilidade de contágio, além de ações para assegurar atendimento a pacientes e para economia do Município.

Antes mesmo de registrar a primeira pessoa infectada pelo novo coronavírus, responsável pela pandemia que assola o Mundo, a Prefeitura de Linhares já trabalhava para preparar a rede municipal de saúde para o que se aproximava e estudava medidas que pudessem ajudar os diversos segmentos da sociedade durante este período.

Uma das primeiras medidas adotadas pela Prefeitura foi a criação de um Comitê de Enfrentamento à Doença, liderado pelo prefeito Guerino Zanon, e composto por profissionais de saúde do Município e da iniciativa privada.

Abaixo, entre as medidas tomadas até o momento para garantir, com rapidez e transparência, ações que contenham o avanço do vírus:

Educação

Linhares foi o primeiro Município a suspender as aulas em toda a rede municipal de ensino, incluindo a Faceli, a faculdade de ensino superior e a Universidade Aberta do Brasil. A medida foi tomada após a confirmação do primeiro caso de coronavírus no Município, em 15 de março.

Linhares foi o primeiro Município do Estado a entregar kits merenda para os seus mais de 25 mil alunos matriculados nas escolas da Prefeitura. A segunda etapa foi concluída nesta quarta-feira (10). Fotos: Secom/Prefeitura de Linhares.

Também foi a primeira cidade a anunciar a entrega de kits merenda a todos os mais de 25 mil estudantes matriculados na rede municipal de ensino.

A Prefeitura concluiu a entrega da segunda etapa dos kits nesta quarta-feira, dia 10 de junho, com outros mais de 25 mil entregues aos pais ou responsáveis pelos estudantes.

Também realiza a entrega de material apostilado para todos os mais de 17 mil alunos matroculados na rede municipal de ensino fundamental como forma de estimular o ensino e fortalecer o vínculo do aluno com a escola.

Mais de 17 mil estudantes matriculados no ensino fundamental receberam apostilado produzido pelas equipes pedagógicas da Secretaria de Educação e das unidades de ensino.

Os estudantes do ensino infantil, o material é enviado via aplicativo de conversas (Whatsapp) para os pais e responsáveis.

Os profissionais da educação de Linhares participam de videoconferências para traçar estratégias de ensino que serão adotadas com o reinício das aulas, ainda sem previsão.

Saúde

Linhares foi o primeiro Município a estruturar 4 unidades de saúde para atendimento exclusivo a pacientes com sintomas ou suspeitas do coronavírus: Planalto, Bebedouro, Caic (Interlagos) e a UPA 24 horas –que é a Unidade Sentinela para os casos suspeitos e sintomáticos da Covid-19.

A UPA 24 horas no bairro Shell, é a Unidade Sentinela, para casos suspeitos e sintomáticos do novo coronavírus.

Também foi o primeiro município capixaba a disponibilizar leitos de hotéis para os profissionais de saúde, linha de frente no enfrentamento à Covid-19. A medida tem a parceria da empresa Brametal.

Estruturou 10 leitos de isolamento na UTI do Hospital Geral de Linhares (HGL) com recursos próprios da Prefeitura; outros 10 leitos foram construídos numa parceria da Prefeitura com o Governo do Estado.

Três mil testes rápidos foram adquiridos com recursos próprios da Prefeitura de Linhares para agilizar a identificação dos casos confirmados da doença e desafogar o Laboratório Central do ES.

Adquiriu, com recursos próprios, 3 mil testes rápidos idênticos ao do Laboratório Central do Espírito Santo (Lacen-ES) que está agilizando a identificação de pacientes com a doença e minimizando o impacto nas demandas do Lacen-ES. Outros 3 mil testes serão adquiridos para o Município.

A Prefeitura de Linhares contratualizou, junto à Fundação Beneficente Rio Doce, leitos para a realização de cirurgias com a respectiva internação e acompanhamento. Serão atendidos pacientes que necessitam de realizar cirurgias ortopédicas com fraturas, que hoje é a maior demanda reprimida do Município.

O objetivo da medida é fortalecer a rede de serviços, otimizando o uso da estrutura atual para desafogar a demanda no HGL, além de reduzir a lotação do pronto socorro da unidade hospitalar, e concentrar os atendimentos da Covid-19 no hospital. O investimento é de R$ 90 mil por mês, com recursos próprios complementares da Prefeitura.

A Prefeitura contratualizou leitos na Fundação Beneficente Rio Doce para desafogar o HGL, e concentrar os atendimentos para pacientes da Covid-19.

Entrega de kits alimentação para pacientes do grupo de risco referenciados no sistema de saúde do Município: idosos, hipertensos, diabéticos, puérpuras – mulheres que tiveram bebês nos últimso 45 dias -, pacientes oncológicos, grávidas e pacientes assistidos no Centro de Atenção Psicossocial (Caps).

Os pacientes do grupo de risco referenciados no sistema de saúde do Município receberam kits alimentação.

Linhares também atua na desinfecção de espaços públicos com maior aglomeração de pessoas: unidades de sáude, escolas, pontos de ônibus, farmácias e supermercados.

Também num programa pioneiro, Linhares oferece uma rede de apoio psicológico com a participação de psicólogos da rede municipal, que prestam para pacientes positivados, em investigação e também aos profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate á doença.

Entrega de equipamentos de proteção individual para todos os servidores da saúde, principalmente aos que atuam na linha de frente do novo coronavírus.

Entrega de novos uniformes para quase 800 servidores do Hospital Geral de Linhares (HGL) e também do Lar dos Idosos;

Cerca de 800 servidores do HGL receberam novos uniformes.

Realiza a testagem em abrigos e casas de acolhimento: Lar dos Idosos, Lar dos Meninos, Lar das Meninas. No Lar dos Idosos, por exemplo, os 39 idosos que residem no abrigo testaram negativo para o coronavírus. Desde o início da pandemia as equipes de saúde da Prefeitura atuam nestes locais.

Retorno das consultas com médicos especialistas dentro dos padrões de exigência dos órgãos de saúde, e manteve atendimentos de programas de saúde como o ISTs no Núcleo de Atenção e Promoção da Saúde (Naps).

Entrega de Máscaras

A Prefeitura entregou 200 mil máscaras, uma para cada morador de Linhares numa ação que envolveu servidores públicos e voluntários.

Entrega de 200 mil máscaras, uma para cada morador de Linhares.  O Município adquiriu 150 mil máscaras e 50 mil foram doadas pela empresa Água Viva.

Segurança

A Segurança foi outra frente estabelecida pela Prefeitura de Linhares, que usou carros de som e as viaturas da Guarda Municipal para orientar população sobre a importância do isolamento social e dos canais de denúncias, via 156 e 190.

São realizadas várias abordagens educativas pelos agentes da Guarda Municipal para recomendar que as pessoas ficassem em casa, principalmente em equipamentos públicos como praças, estádios de futebol e ginásios poliesportivos.

A Guarda Civil Municipal e os Agentes de Trânsito atuam em diversas ações de fiscalização e orientação aos moradores de Linhares.

Apoio para evitar aglomerações nas agências bancárias do Município em decorrência do pagamento de auxílio emergencial.

Em parceria com a Caixa Econômica, a Prefeitura criou espaços exclusivos para os beneficiários do auxílio para tirarem dúvidas e a senha de atendimento, evitando a aglmeração em frente aos bancos.

No Centro, o local é a quadra poliesportiva da Escola Viva Bartouvino Costa e no bairro Conceição, no Ginásio Poliesportivo Lenadro Arpini.

Fiscalização

 Já por parte da Vigilância Sanitária e da Fiscalização de Posturas do Município, são recebidas  denúncias de funcionamento irregular de estabelecimentos comerciais pelos canais 153 e 190, sendo realizadas vistorias e a notificação dos estabelecimentos que insistem em infringir os decretos municipais e estaduais.

Assistência Social

Num projeto pioneiro em todo o Espírito Santo, músicos da secretaria municipal de Assistência Social criaram o Projeto CantaroLAR:  eles realizam espécies de serenatas na casa dos assistidos, entre idosos e deficientes,.que estão com as atividades suspensas.

Eles também estenderam as apresentações para os profissionais de saúde que atuam nas Unidades Básicas de Saúde;

O CantaroLAR percorre as unidades de saúde do Município para levar música e alegria aos profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus.

O Instituto Mazarello, é uma das que recebe subvenção social da Prefeitura de Linhares. Nesta época de pandemia e com as atividades dos mais de 150 adolescentes atendidos na instituição, um kit contendo livros de literatura e de entretenimento foram montados e entregues na casa de cada um dos assistidos. A instituição fica no bairro Planalto, um dos bairros vulneráveis do Município.

Kits pedagógicos são entregues aos assistidos por instituições sociais apoiadas pela Prefeitura de Linhares.

Os mesmos kits pedagógicos também estão sendo entregues para os 120 assistidos do Centro Linharense de Amigos do Menor, o Clam, no bairro Planalto.

Abordagem à moradores em situação de rua. Eles são levados para a casa de Acolhida onde recebem todo o atendimento necessário em relação ao coronavírus.

Tarifas Sociais

Suspensão da tarifa de água para os moradores que consomem até 10 mil litros de água por mês.

Suspensão da taxa de iluminação pública (Cosip) que é cobrada na tarifa de energia elétrica.

Agricultura

Medidas para monitorar os trabalhadores rurais que atuam na colheita do café como um questionário de migração, mediação de temperatura e a orientação dos profissionais de saúde nas unidades de saúde do interior do Município.

Estruturação das feiras livres do Município que agora funcionam num único local: no Parque de Exposição com toda a segurança necessária para feirantes e clientes, inclusive com a instalação de pias móveis para a higienização das mãos dos feirantes e dos clientes.

As feiras livres foram concentradas no Parque de Exposição do Município que recebeu pias para higienização das mãos de feirantes e clientes.

Economia

Corte de diárias e horas extras de servidores. Está vedado o cancelamento, a prorrogação, a suspensão, ou a alteração dos períodos de férias já programadas, assim como também fica vedada a participação dos servidores públicos municipais em cursos, congressos, seminários e outros eventos congêneres dentro e fora do Estado, excetuando-se os eventos relacionados à prevenção e combate à COVID-19, mediante autorização expressa da chefia imediata.

Prorrogou o pagamento de impostos como IPTU – cota única ou primeira parcela com vencimento em 7 de julho, além do ISS.

A Prefeitura assinou um acordo com a Câmara de Linhares para contigenciamento de repasses que podem ter redução de até 20% no repasse dos duodécimos, entre junho e novembro, ao legislativo. A medida pode gerar uma economia aos cofres públicos de até R$ 2,6 milhões.

Apesar da pandemia, o Município mantém o pagamento de servidores e fornecedores em dia, e dentro do calendário previsto.

As indústrias que anunciaram seus investimentos em Linhares dão sequencia à obras e projetos de instalação, e algumas já em funcionamento: Randon, Brinox, Fimag, Fibracem, Linhares Medical Center, P2A, Expansão: Proteinorte, WEG e Brametal.

Apesar de toda a pandemia a Prefeitura de Linhares continua a execução de várias obras públicas que já estavam programadas: são mais de 1 mil postos de trabalhos gerados.