Naps promove ação em comemoração ao Dia de Luta pela Saúde da Mulher

Em comemoração ao Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher – 28 de maio e também Dia Nacional da Redução da Mortalidade Materna, o Núcleo de Atenção ás Políticas de Saúde (NAPS) e Núcleo de Referência de Saúde da Mulher – Casa Rosa, realizaram uma ação, nesta quinta-feira (28), para levar orientação e conscientização às mulheres do município.

 A diretora do Naps, Kessy Bonicenha, frisou que a Política de Atenção Integral à Saúde das Mulheres compreende a saúde como um processo resultante de fatores biológicos, sociais, econômicos, culturais e históricos. “Realizamos a ação para chamar a atenção da sociedade sobre os diversos problemas de saúde e distúrbios mais comuns que acometem as mulheres de modo geral, como câncer de mama e colo de útero, endometriose, depressão, obesidade, hipertensão arterial, diabetes, entre outros”.

“Muitas vezes, em função de jornada dupla de trabalho e atenção centrada na saúde da família, as mulheres negligenciam a própria saúde, deixando de lado, por exemplo, exames periódicos preventivos, o que precisa ser evitado”, ressaltou a diretora.

A ação aconteceu nas ruas e no comércio do centro da cidade, entre as 12h e 14 horas.