Prefeitura instala abrigos de ônibus em comunidades do interior

A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semob), tem realizado a instalação de novos abrigos de ônibus no interior do município. Somente este ano, mais de 30 equipamentos foram instalados nos pontos de ônibus. Entre as comunidades beneficiadas estão Quartel de Cima, Chapadão das Palminhas, Dom Orione e Japira.  

Abrigo instalado em Chapadão das Palminhas. Foto: Felipe Tozatto

Além dos abrigos, o projeto de implantação dos equipamentos prevê a adequação dos pontos de embarque e desembarque, com a finalidade de garantir o acesso de pessoas com deficiência, mobilidade reduzida, idosos, crianças e gestantes. Os locais são revitalizados com rampas niveladas à via, pisos podotátil para pessoas com deficiência visual e sem ressaltos.

Abrigo instalado em Dom Orione. Foto: Felipe Tozatto

De acordo com o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, João Cleber Bianchi, os abrigos são um importante equipamento de proteção àqueles que utilizam o transporte público coletivo. “Os novos abrigos vão contribuir na proteção à chuva e sol, além de proporcionar mais conforto aos cidadãos. Estamos atuando para melhorar o dia a dia dos moradores de Linhares e também dos usuários do transporte coletivo”, diz o secretário.

Conforme dados da Semob, desde 2019 já foram instalados 150 novos abrigos nos pontos de ônibus dos principais corredores viários do município, e outros 240 reformados. O serviço visa proporcionar aos usuários do transporte público mais conforto, bem-estar e segurança.

Conservação dos equipamentos públicos

Apesar dos esforços da administração municipal para manter a conservação e preservação dos abrigos, os locais são alvos constantes de vandalismo e publicidade indevida. Por essa razão, as equipes da Semob realizam diariamente a limpeza dos equipamentos, retirando dos locais anúncios, cartazes de propaganda e papéis colados a fim de eliminar a poluição visual e deixar esses ambientes conservados e agradáveis para os cidadãos.

Segundo o Departamento de Fiscalização e Posturas, a afixação de cartazes e anúncios de propaganda em locais públicos (desde abrigos de ônibus a placas de endereço), sem a autorização prévia do Município, está sujeita a sanções legais.

Ainda, conforme o artigo da Lei nº 2.613/2006 (Código de Posturas), a exploração dos meios de publicidade nas vias e logradouros públicos, bem como nos lugares de acesso comum, depende de licença da Prefeitura de Linhares, sujeitando-se o contribuinte ao pagamento da taxa prevista no Código Tributário do Município. A multa pode chegar a R$ 10 mil e é aplicada em caso de flagrante.

Canais de denúncia

De acordo com o Departamento de Fiscalização, as equipes têm constantemente coibido atos de vandalismo contra o patrimônio público, e orienta que os cidadãos também colaborem denunciando qualquer tipo de ação criminosa contra os abrigos de ônibus. As denúncias podem ser feitas pelo telefone (27) 3372 2120, no horário das 12 às 18 horas.

A Prefeitura de Linhares ainda conta com o apoio da Guarda Civil Municipal, através das câmeras da Central de Videomonitoramento e rondas periódicas e diárias pelos bairros do município. A população também pode denunciar atos de vandalismo pelos telefones da Guarda Civil Municipal (153) ou no 190, da Polícia Militar.