Secretaria de Saúde retoma atendimento parcial de consultas em algumas especialidades

Prioridades serão as consultas que já haviam sido agendadas e que foram adiadas

A Secretaria Municipal de Saúde retomará atendimentos de especialistas de forma parcial, a partir desta quarta-feira, dia 20. O Centro de Especialidades em Saúde, localizado no bairro Colina, será um deles, retornando consultas com cardiologista, neurologista, angiologista, ginecologista, geriatra, proctologista e cirurgião geral.

As prioridades serão as consultas que já haviam sido agendadas e que foram adiadas desde o mês de março, em virtude da pandemia da Covid-19.  Os pacientes agendados na Central de Especialidades são encaminhados pelas unidades de saúde aos quais são referenciados.

O atendimento de Pré – Natal para gestantes nas Unidades Básicas de Saúde também retornará de forma presencial, seguindo fluxo de acesso montado pela secretaria Municipal de Saúde, com aprovação da coordenação da Atenção Especializada e Atenção Básica. As gestantes de alto risco continuarão sendo atendidas na Casa Rosa.

As 35 Unidades de Saúde da Prefeitura retornarão com atendimentos eletivos também de  forma reduzida, seguindo as normas de prevenção e segurança, como o de uso de máscaras, sem aglomeração, hora marcada e sem acompanhantes dentro do setor. “Os pacientes serão atendidos, após contato via telefone, sendo que a equipe da unidade de saúde ligará para fazer o agendamento com enfermeiro ou médico, proporcionando assim um ambiente seguro e prioritário”, destacou o secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meireles.

“É importante ressaltar a saúde está trabalhando seguindo notas técnicas Federal, Estadual e Municipal, relativas à proteção e segurança dos profissionais e do paciente, com uso de EPIs (Equipamento de Proteção Individual). O número de atendimentos na Atenção Especializada, será reduzido devido o aumento do tempo entre as consultas, para evitar aglomerações”, completou Saulo.

A Central de Regulação da Secretaria de Saúde ligará para os pacientes avisando dia e horário das consultas.